Icono del sitio El Trapezio

Espanha apresenta os estádios que vão receber alguns dos jogos do Mundial 2030

Depois da reunião de Agadir, onde se deveria ter estabelecido as sedes oficiais para o Mundial 2030, o dossiê final da candidatura ibero-marroquina, que está a ser coordenado pelo português António Laranjo (responsável pelo Euro 2004), terá que ser apresentado à FIFA até ao fim deste mês. O Mundial 2030 vai comemorar os 100 anos do Mundial de seleções masculinas. A Argentina, Paraguai e Uruguai também vão acolher três partidas do Mundial’2030, como forma de celebrar este centenário.

Espanha apresentou os estádios que vão receber a maior competição de seleções de futebol masculinas do mundo. Ao contrário das que se falavam anteriormente, e tendo em conta que não podem ser mais do 20 (repartidas pelos três países), Espanha vai avançar com 11 estádios. Estes são: Santiago Bernabéu e Metropolitano (ambos em Madrid), Camp Nou e Cornellá El-Prat (ambos em Barcelona), La Cartuja (Sevilha), Estadio Gran Canaria (Las Palmas), La Rosaleda (Málaga), San Mamés (Bilbau), Reale Arena (San Sebastián), La Romareda (Saragoça) e Riazor (Corunha). A final deverá acontecer no novo Santiago Bernabéu e uma das meias-finais em Portugal (provavelmente no estádio da Luz, que é o com mais capacidade).

Todos os estádios, nos três países, já foram vistoriados pela FIFA para garantir a capacidade para receber o Mundial 2030. Os estádios portugueses são o da Luz, Alvalade e do Dragão (Porto). Ainda falta saber os de Marrocos, que são 6 (alguns serão construídos de raiz). Também falta saber a repartição de jogos por país.

Salir de la versión móvil