No UEFA EURO 2026 de futsal, as semifinais vão opor a Croácia a Espanha e a França a Portugal. Até ao momento, os portugueses estão invictos no Europeu que está a acontecer na Eslovénia, Letónia e Lituânia.
Olhando para o adversário de Portugal, França (a seleção mais goleadora deste europeu), a equipa das Quinas ganhou os 10 confrontos que fizeram contra os gauleses. Os principais jogadores da equipa portuguesa, treinada por Jorge Braz, são Panny Varela (que com 36 anos é o jogador mais velho a marcar um hat-trick em fases finais do Euro) e Zicky Té. Tanto a nível de equipas, como é o caso do Sporting ou do Benfica, como na seleção, Portugal é uma das maiores potências mundiais desta modalidade. Quando olhamos para o ranking mundial da FIFA, Portugal, que é o atual campeão europeu, está na terceira posição.
Espanha é a única seleção europeia bicampeã mundial (2000 e 2004) e chegou às semifinais em todas as 13 edições do Futsal EURO. A La Roja, que é treinada por Jesús Velasco, ocupa o 2.º lugar no ranking mundial masculino (o primeiro lugar é ocupado pelo Brasil) e é a nação mais titulada da Europa, com 7 títulos europeus e 2 títulos mundiais.
As duas semifinais acontecem em Ljubljana, na Eslovênia. Tanto o jogo do 3°/4° lugar e a final vão acontecer no sábado, dia 7 de Fevereiro. As duas seleções ibéricas estão de olhos postos para poderem disputar a final. Quando falamos de confrontos diretos, a La Roja leva vantagem.

