Icono del sitio El Trapezio

Estudantes timorenses fazem os trilhos usados pelos guerrilheiros que lutaram pela independência

Estudiantes timorenses marchando en una ceremonia con uniformes militares

Un grupo de estudiantes timorenses participa en una caminata significativa.

Um grupo de estudantes timorenses, da universidade nacional, vai fazer uma caminhada pelos trilhos usados pelos guerrilheiros. Estes aproveitaram a geografia do país, desde os vales até às florestas, para lutarem contra a ocupação dos indonésios. Em 1987, o então comandante das Falintil, Xanana Gusmão, tomou a decisão de tornar esta força apartidária, consolidando-se como braço armado da resistência. O país se tornou independente a 20 de Maio de 2002.

A caminhada assinala os 51 anos da criação das forças de defesa deste país. A caminhada vai começar em Kraras, onde aconteceu uma das maiores atrocidades cometidas pelas forças de ocupação da indonésia. A cidade de Évora acolheu às cerimónias de transladação dos restos mortais de três antigos bispos timorenses. A Arquidiocese de Évora lembrou que estes antigos padres «serviram a Igreja e o povo timorense em períodos particularmente marcantes da sua história».

Os restos mortais destes três homens vão ser levados para serem sepultados em Dili. Timor-Leste e Portugal tem um programa de cooperação na área da defesa. Haverá ações de formação e requalificação dos recursos humanos. Durante a XIII Reunião de Ministros do Turismo da CPLP realizada em Díli, os dois países firmaram um plano bilateral específico para o desenvolvimento do turismo. 

Salir de la versión móvil