A líder do governo interino da Venezuela, numa nota escrita na rede social X, afirmou que Caracas e Lisboa estão a procurar «promover novas alianças estratégicas» para promover o bem-estar das duas populações. Delcy Rodríguez teve um encontro com o Ministro da Economia e da Coesão Territorial de Portugal, Manuel Castro Almeida. A reunião entre os dois aconteceu no Palácio de Miraflores, em Caracas.
O ministro português está de visita oficial à Venezuela, com o objetivo de reforçar as relações políticas e económicas entre os dois países. Para além dos encontros com as autoridades políticas, a comitiva portuguesa também esteve reunida com representantes da comunidade. Para o Governo de Lisboa, a diáspora portuguesa é um ativo estratégico na Venezuela. Esta comunidade é vista como muito importante para a economia do país, já que muitos destes luso-descendentes têm negócios próprios.
A comunidade portuguesa é uma das mais importantes no país. O embaixador de Portugal na Venezuela lembrou que, desde a queda de Maduro, Portugal foi o único país europeu que mandou um membro ativo do governo a Caracas.
O ministro Castro Almeida afirmou que Portugal quer estar presente nesta nova fase que a Venezuela está a viver. Portugal já demonstrou a sua vontade de reforçar as rotas aéreas e turísticas entre estes dois pontos do Atlântico. Desde o último dia 27 de outubro que a TAP voltou a voar regularmente para a Venezuela. Também se falou sobre a possibilidade de as empresas portuguesas se envolverem em investimentos nas infraestruturas e na energia.



