A atriz portuguesa Isabél Zuaa faz parte do elenco do filme brasileiro «O Agente Secreto», de Kleber Mendonça, que concorre com quatro nomeações para os Óscares. A produção, que vem depois do sucesso de «Ainda estou aqui», concorre nas categorias de: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Casting. A atriz os portuguesa, fazendo parte deste casting, torna-se numa das primeiras atrizes lusas a ser nomeada para os grandes prémios do cinema americano. A próxima edição dos Óscares vai acontecer no dia 15 de Março no Dolby Theatre, em Los Ángeles.
A personagem que representa no filme protagonizado por Wagner Moura é a de Teresa Victória, uma mulher angolana que estudou em Portugal. Forte e sensível ao mesmo tempo, é desta forma que a atriz descreve a sua personagem. A personagem é inspirada numa amiga da mãe de Kleber.
Wagner Moura já recebeu um Globo de Ouro por este filme. Isabél Zuaa nasceu em Portugal, é filha de mãe angolana e pai da Guiné-Bissau, e emigrou para o Brasil aos 22 anos. Para além de ser atriz, Isabél também é realizadora, uma personalidade cada vez mais influente no mundo da lusofonia ou escritora.
Isabél Zuaa tem uma carreira de mais de uma década que combina cinema, teatro, dança e performance e destaca-se internacionalmente pela sua versatilidade e por papéis aclamados em festivais e prémios de cinema. Ainda durante este ano, a antiga aluna do Chapitô participou na série «O Grito», que é uma coprodução entre a HBO Max e a RTP.


