A 20.ª jornada da Liga portuguesa de futebol terminou e os quatro primeiros classificados são: Porto, Sporting, Benfica e o Braga. O Porto, de Francesco Farioli e de Samu (da seleção espanhola), teve a sua primeira derrota no campeonato português. Os azuis e brancos, que passaram para a próxima fase da Liga Europa, perderam 2-1 contra o Casa Pia. O conjunto da cidade do Porto, que teve um jogador expulso, perdeu pela primeira vez na sua história contra a equipa de Lisboa mas que é obrigada a jogar no estádio Municipal de Rio Maior por não ter «casa própria». Apesar da derrota, o FCP tem 55 pontos e na próxima jornada haverá um clássico frente ao Sporting.
A equipa de Rui Borges, que jogo num estilo já apelidado como «tiki-tasca», está com 51 pontos. Passando para a equipa de Alvalade, que está no segundo lugar, o Sporting ganhou no seu estádio 2-1 contra o Nacional da Madeira. Os golos foram marcados por Pedro Gonçalves e pelo internacional colombiano Luis Suárez. Neste jogo, que aconteceu depois da vitória contra o Atlético de Bilbau, não participou o capitão dos «leões», Morten Hjulmand, que está a ser seguido de perto pelo Atlético de Madrid.
Depois de uma vitória no estádio da Luz contra o Real de Madrid, onde o guarda-redes marcou golo no último lance da partida, o Benfica voltou a jogar para o campeonato português. A 1 de Fevereiro, já depois da tempestade Kristin, o Benfica empatou a zero com o Tondela. O próximo embate dos encarnados será a 8 de Fevereiro contra o Alverca. Depois de mais um empate, a equipa liderada por José Mourinho ocupa atualmente o 3.º lugar na Liga Portugal 2025/26. Está a nove pontos do Porto, que está em primeiro lugar, apesar de ter tido a sua primeira derrota na Liga. Até ao momento, a equipa de José Mourinho teve sete empates e perdeu 14 pontos na luta pela conquista de um campeonato que já não ganha há uns anos. Mas com a derrota do FC Porto contra o Casa Pia, o Benfica passou passou a ser a única equipa nos oito principais ligas europeias que ainda não perdeu esta temporada na principai competições europeias. O Benfica está com 46 pontos.
Em quarto lugar está o Sporting de Braga. Os «guerreiros do Minho» estão com 36 pontos e o próximo jogo deles vai acontecer no domingo, contra o Rio Ave. Em Vila das Aves, contra o AFS, a equipa de Carlos Vicens (natural de Maiorca) ganhou por 4-0. O triunfo começou a ser desenhado pelo capitão Ricardo Horta, com um golo que fica para a história como o 150.º do jogador ao serviço do SC Braga, e também o golo 3 mil do clube bracarense no principal campeonato do futebol português. Rodrigo Zalazar, que apresenta cada vez mais a sua candidatura para estar presente no Mundial de 2026 pela seleção do Uruguai, e Pau Victor (o natural de San Cugat del Vallès marcou um bis) são os outros jogadores que marcaram pela equipa que joga no estádio conhecido como a Pedreira.


