Ao final de 30 jornadas, e depois de mais um dérbi eterno, o Porto está cada vez mais perto de se tornar o novo campeão português de futebol. A quatro jornadas do fim, a luta pelo título e pelo segundo lugar (que dá acesso direto à Liga dos Campeões) está intensa entre o FC Porto, o Benfica e o Sporting. O Braga consolida o quarto lugar, mas brilha na Europa.
O Sporting Clube de Braga continua em alta nas competições europeias depois de ter vencido o Bétis (com um agregado final de 5-3) e consolidado o seu quarto lugar no campeonato português, após um empate conseguido ao «cair do pano», graças a Ricardo Horta. O Braga ocupa o 4.º lugar com 53 pontos.
O Benfica venceu o dérbi eterno, que teve lugar em Alvalade, e ultrapassou, provisoriamente, o Sporting no segundo posto. Depois de ter sido eliminada da Champions pelo Arsenal, a equipa de Rui Borges entrou em campo com a vontade de vencer e manter o sonho do tricampeonato, mas o marcador acabou a sorrir para a equipa de José Mourinho por 2-1. Os golos dos encarnados foram marcados por Andreas Schjelderup (que está no radar do Barcelona) e Rafa Silva. As «águias» subiram ao 2.º lugar, mantendo-se a 7 pontos do líder FC Porto a apenas quatro jornadas do fim. Nesta fase, quase todos os cenários apontam para a vitória final do Porto. Em relação ao Sporting, o Benfica tem um ponto e um golo de vantagem, mas os «leões» têm um jogo a menos.
O Porto entrou em campo já conhecendo o resultado dos dois rivais mais diretos. A equipa de Farioli venceu o CD Tondela por 2-0, com golos de Gabri Veiga e Victor Froholdt. Os azuis e brancos seguem no primeiro lugar do campeonato, com 75 pontos, e estão cada vez mais próximos do título que lhes foge há alguns anos. Após este compromisso para o campeonato, os «dragões» disputarão a 2.ª mão da meia-final da Taça de Portugal contra o Sporting CP.


