Icono del sitio El Trapezio

António Costa regressa ao Palácio de Belém já como presidente do Conselho Europeu

António Costa esteve presente pela primeira vez em Belém como presidente do Conselho Europeu. Costa é o primeiro português e o primeiro socialista neste cargo. Quando tomou posse neste novo cargo lembrou o seu passado não só político mas também a vertente portuguesa de construtora de pontes diplomáticas para ajudar a consolidar um projeto europeu multicultural.

Costa e Marcelo voltaram a estar juntos após este primeiro ter assumido um dos principais cargos da Europa. Durante o encontro, e perante os jornalistas, ambas as figuras demonstraram estar bem-dispostas. A 25 de Novembro do ano passado, Marcelo Rebelo de Sousa condecorou o antigo PM com a grã-cruz da Ordem Militar de Cristo. O gesto de ser recebido na Sala das Bicas, no Palácio de Belém é raro, e o presidente da República fez questão de ostentar a relação calorosa que mantém com o seu antigo aluno.

O presidente Marcelo Rebelo de Sousa recebeu Costa em audiência e depois foram almoçar. Durante o encontro discutiram-se assuntos internacionais e europeus. Falou-se sobre assuntos estratégicos que também preocupam Portugal.

O almoço com Costa aconteceu apenas um dia depois de na mensagem de Ano Novo ter deixado implícitas algumas queixas na relação com o governo de Montenegro enquanto tinha referido várias vezes que a relação com Costa era uma «felicidade que não conhecia». A 7 de Novembro de 2023, António Costa demitiu-se após estar oito anos no cargo de primeiro-mibistro e ter visto o seu nome envolvido no cargo judicial ‘Influencer’.

Salir de la versión móvil