Biblioteca Nacional de Espanha vai receber exposição sobre trabalho de Saramago

Exposição faz parte da programação de eventos que em todo o mundo estão a celebrar o centenário do Nobel

Comparte el artículo:

Durante esta semana, a Biblioteca Nacional de Espanha vai receber a exposição A Oficina de Saramago. Esta exposição tem como «premissa de que um escritor – um grande escritor – não surge do nada e o momento em que abrimos um romance, um livro de contos ou um poemário é, na realidade, um ponto de chegada de um longo caminho». Este trabalho estará agora em destaque.

Saramago era um defensor acérrimo de que o leitor deveria conhecer o trabalho que os escritores têm para criar. Esta exposição foi organizada em três seções que vão dar a conhecer vários aspetos da vida criativa de Saramago. Estas seções vão ser divididas em: “o processo que precede ou alimenta a obra”, a fase em que a obra “tomará corpo” e “a receção e consagração”.

Segundo os responsáveis por esta biblioteca, Saramago é um «autor excecional, com um legado que o coloca entre os principais nomes da literatura mundial». Esta vai se focar no processo criativo do escritor português, que começou a sua carreira já tarde, mas se tornou um dos maiores expoentes das letras portuguesas. Na mostra vão ser apresentados materiais inéditos da autoria de José Saramago.

Serão cerca de uma centena de obras. Esta exposição tem como comissários Carlos Reis e Grünhagen. Parte dos conteúdos que fizeram parte de uma exposição que esteve exposta na Biblioteca Nacional de Portugal vão agora poder ser vistos em Madrid. Tal como aconteceu na capital portuguesa, esta exposição será feita em parceria com a Fundação José Saramago e pretende assinalar o centenário do nascimento do autor. Saramago recebeu o Nobel da Literatura em 1998.

Noticias Relacionadas