El Trapezio

Copríncipe de Andorra, que está de visita a Portugal, foi condecorado pelo presidente português em Belém

O presidente da república de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou o copríncipe episcopal de Andorra. Esta visita teve honras militares. Joan Enric Vives i Sicília, que também é bispo, está em Portugal em visita oficial. A chefia do estado de Andorra é feita em parceria com o presidente da república francesa. Em Belém, o copríncipe assinou o livro de honra do palácio (que conta com assinaturas como a de Lula da Silva ou da princesa Leonor de Espanha).

No palácio de Belém, o copríncipe de Andorra, Joan Enric Vives i Sicília, recebeu o grande-colar da Ordem do Infante D. Henrique. O colar é o mais alto grau desta ordem e é concedido aos chefes de estado estrangeiros.

Desde que chegou ao palácio de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa visitou o principado de Andorra por três vezes. Em Andorra, onde vivem 10 mil portugueses, participou numa Cimeira Iberoaméricano e no Dia de Portugal. Na visita de 2017, Marcelo participou na missa em honra da padroeira do principado, a Virgem de Meritxel. Antes de Marcelo, o presidente Cavaco Silva já tinha visitado a Andorra, em 2010.

A língua portuguesa é uma das que mais se ouve no principado. Depois de ter recebido a condecoração, os dois estadistas tiveram um encontro à porta fechada, sem declarações oficiais à imprensa.

Neste  2024, Portugal e Andorra celebram 30 anos de relações diplomáticas. Em relação às relações culturais, Portugal está a mostrar a sua cultura também em Andorra.

Salir de la versión móvil