Lisboa foi escolhida como o destino da primeira viagem oficial da princesa Leonor, a herdeira do trono espanhol. A princesa começa a assumir papel de destaque num período em que o seu pai comemora dez anos de reinado. O ministro dos negócios estrangeiros de Espanha, José Manuel Albares, vai acompanhar a Princesa das Astúrias na visita que fará a Portugal, no próximo dia 12 de Julho. Esta será a sua primeira viagem oficial ao exterior. Nós diferentes eventos que vão acontecer nesta visita oficial também vai participar o ministro dos negócios estrangeiros português, Paulo Rangel.
Ainda pouco se sabe sobre a agenda desta visita que vai acontecer depois de um convite endereçado pelo presidente da república de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, a jovem herdeira do trono espanhol, mas a princesa será recebida no Palácio de Belém. A visita terá como focos principais a proteção ambiental e dos oceanos, dois temas muito queridos tanto em Portugal como em Espanha.
A escolha de Portugal como destino desta primeira viagem oficial da Princesa das Astúrias ao estrangeiro reflete e reforça os laços de fraternidade e proximidade que unem ambos os países. Foi a Portugal que o Rei Felipe VI fez a sua primeira visita oficial como monarca (depois do Vaticano) há dez anos. A sua última presença em Portugal foi no passado mês de Outubro. Foi ao lado do antigo casal presidencial, Maria e Aníbal Cavaco Silva, que os príncipes das Astúrias (agora monarcas) anunciaram, numa estadia no país, que iriam ter uma menina e que esta ia se chamar Leonor (a última rainha portuguesa com este nome não ficou muito bem vista na história). Já o rei emérito, D. Juan Carlos I, viveu durante a infância com a família em Cascais.