El Trapezio

Marcelo Rebelo de Sousa pediu autorização a Assembleia da República para poder marcar presença na Cimeira Ibero-Americana do Equador

O presidente da república de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, vai ser um dos chefes de estado que vai estar na Cimeira Ibero-Americana.  A acompanhar Marcelo Rebelo de Sousa deverá ir o atual PM, Luís Montenegro. Conferências ministeriais, reuniões setoriais, foros e encontros vão decorrer no Equador, onde também deverá estar Pedro Sanchez e o monarca Felipe VI em representação de Espanha.

A autorização já foi pedida à Assembleia da República, órgão que deve dar autorização para que o chefe de estado saia do país. O pedido foi feito através de carta. Esta deverá ser a última Cimeira de Rebelo de Sousa como PR. Isto porque a Cimeira acontece a cada dois anos e na próxima, que será em Espanha, Portugal terá um novo presidente. A Cimeira Ibero-Americana vai acontecer de 14 a 15 de Novembro na cidade equatoriana de Cuenca. Depois, já em Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa vai participar nas comemorações do 25 de Novembro.

A comunidade ibero-americana reúne 22 países, três europeus (Portugal, Espanha e Andorra) e os restantes (19) da América latina. O primeiro encontro deste grupo aconteceu, em 1991, na cidade mexicana de Guadalajara. A 27.ª Cimeira, que aconteceu em Andorra-a-Velha, foi feita de forma híbrida pois aconteceu durante a pandemia de COVID-19. Na última, que aconteceu em Santo Domingo (, República Dominicana), Portugal demonstrou que pretende reforçar a sua presença na ibero-america. A Cimeira de Cuenca vai decorrer com o lema «Inovação, Inclusão e Sustentabilidade».

Salir de la versión móvil