El Trapezio

É oficial: Candidatura ibero-marroquina vai receber a organização do Mundial de 2030

Foi votada a candidatura de Portugal, Espanha e Marrocos à organização do Mundial2030. A oficialização foi feita após a votação que aconteceu no congresso da FIFA, que aconteceu em Zurique (na Suiça). A confirmação foi feita por Gianni Infantino que fez o anúncio de forma telemática deu os parabéns nas línguas dos respectivos países: português, espanhol e francês. A FIFA espera «jogos épicos» e cuidado não só com o meio ambiente mas também com os direitos humanos. Algo que a AI também espera. Espera-se que história seja feita mas ainda não se sabe o retorno económico que cada país poderá ter.

Ainda em Outubro, o Conselho da FIFA tinha confirmado esta candidatura, que era a única para receber o Mundial de 2030. O de 2034 vai acontecer na Arábia Saudita. Esta candidatura única, a primeira a unir dois continentes, tem como título ‘Yalla, Vamos!’. A dossiê entregue, e organizado pelo português António Laranjo (responsável pelo Euro 2004), foi considerado como extraordinário.

A confirmação aconteceu depois da publicação de um relatório que dá um aval positivo a candidatura ibero-marroquina, que pretende criar os alicerces para o futuro deste desporto. As três nações já tinham recebido competições desportivas de grande dimensão mas apenas Espanha sabe o que é acolher um Mundial, algo que fez em 1982. A confirmação da candidatura acontece num momento em que foi confirmada a saída de Fernando Gomes da FPF (que vai a eleições) e Luís Rubiales banido do futebol durante três anos. A ministra espanhola Pilar Alegria lembrou na sede da RFEF que Portugal, Espanha e Marrocos » trabalharam em harmonia desde o primeiro momento». Cristiano Ronaldo foi outro dos nomes a reagir à atribuição do Mundial 2030, afirmando ser este «um sonho tornado realidade». Luís Montenegro saudou este anúncio e considera ser um «momento muito positivo» para Portugal. «Portugal, Espanha e Marrocos, unidos pela geografia, pela história — e pela paixão pelo Futebol! Vamos, juntos, fazer uma grande festa do desporto», deixou Montenegro nas redes sociais.

Em Portugal, o Mundial vai se jogar nos estádios da Luz, Alvalade e no Porto. Estes três estádios vão receber pequenos arranjos estruturais mas nada de grande envergadura. Os investimentos vão ser muito menores daqueles que foram feitos para o Euro 2004, há precisamente vinte anos. Apenas a Luz, que vai aumentar a sua capacidade para os 70 mil espectadores, vai ter uma meia-final da competição do centenário. Este vai ter os seus três primeiros jogos na Argentina, Paraguai e no Uruguai. O primeiro Mundial aconteceu em 1930 na cidade de Montevidéu. Para receber a final do Mundial de 2030 concorrem os novos estádios do Santiago de Bernabéu (já estreado), Camp Nou e um que será construído de raiz em Casablanca. Também vão ser criados espaços próprios para os jornalistas em Espanha e em Marrocos.

Salir de la versión móvil