Con el patrocinio de:

O Consorci da Zona Franca de Barcelona consolida a aposta arriscada e inovadora do BNEW

A segunda edição deste evento terá lugar entre 5 e 8 de outubro

Comparte el artículo:

O Consórcio da Zona Franca de Barcelona (CZF) divulgou hoje os principais eixos da segunda edição da Semana da Nova Economia de Barcelona (BNEW) com a ambição de consolidar a aposta arriscada e inovadora com que a primeira foi levantada e contribuir para a recuperação económica e até mal-humorada da sociedade após a pandemia Covid-19. Pere Navarro, um delegado da CZF, divulgou uma mensagem de otimismo recordando que «há um ano desenvolvemos um evento absolutamente diferente que fazia parte de uma atividade que lançava a mensagem de que era possível criar redes de promoção económica. Tínhamos quase 11.000 registados, de 111 países. Foi o evento de promoção económica mais global do mundo. Fizemos 5 conjuntos e criámos uma plataforma digital que permitiu uma participação não só passiva mas também com o contacto e ligação de todos os participantes». Navarro destacou que 1800 start-ups participaram na edição do ano passado que permitiu a milhares de pessoas formalizar alianças entre empresas num momento difícil. E anunciou que o que vai acontecer entre o próximo dia 1 e 5 de outubro não vai abdicar de um ponto de risco como o que caracterizou a inauguração.

A diretora-geral do Consórcio, Blanca Sorigué,revelou que o BNEW 21 vai duplicar a oferta, que passará de cinco para 10 setores de atividade, será criado o talento BNEW e o evento será aberto à sustentabilidade, mobilidade, ciência. O número de altifalantes passará de 400 para 700 e uma plataforma digital será lançada imediatamente ao mais alto nível, rápido e ágil. Sorigué explicou que no ano passado participaram 128 empresas na Vila B, e que agora espera cerca de 25.000 participantes.

Pere Navarro afirmou que «Barcelona vai respirar BNEW e o BNEW vai respirar Barcelona. Será realizado em lugares emblemáticos e históricos. No ano passado tivemos incertezas sobre as condições sanitárias. No início de outubro, podemos ser otimistas e pensar que, do ponto de vista da segurança sanitária, será possível. Acredito que a economia terá um crescimento muito notável a partir da segunda metade deste ano e queremos ser o ponta de lança desse crescimento, a imagem de que ultrapassámos a situação de dificuldade e vamos superá-la rapidamente, não deixando ninguém para trás.» Navarro falou da importância da elevada participação que teve lugar na edição do ano passado do BNEW e que estava prevista na próxima, mas quis sublinhar que «há algo que não pode ser expresso com números. Muitas emoções foram desencadeadas no BNEW. Pela primeira vez estávamos a fazer algo novo e positivo, que se notou em todas as pessoas e instituições que colaboraram, a partir das quais montaram o conjunto ao qual assistiram os convidados através dos próprios oradores». «Vamos ultrapassar as dificuldades entrando num futuro diferente e melhor», acrescentou.

O BNEW 2021 mantém o formato híbrido do evento realizado no ano passado, embora o rácio entre digital e experiência seja de 70% a 30% quando no ano passado foi de 90 a 10. O orçamento ainda por encerrar varia entre 2 milhões e 3 milhões de euros. «Vamos divertir-nos», disse Blanca Sorigué para anunciar que a gastronomia, cultura e design estarão novamente presentes neste evento, enquanto Pere Navarro fechou a apresentação dizendo que as novidades e concretizações serão anunciadas nos próximos meses num BNEW 2021 que, segundo ele, «terá algumas surpresas e valerá a pena vivê-la intensamente».

Noticias Relacionadas