Icono del sitio El Trapezio

A Galp vai instalar sistemas de armazenamento para a energia solar em Portugal e em Espanha

A Galp vai instalar sistemas de armazenamento de energia não só em Portugal mas também em Espanha. As cinco baterias, que terão uma capacidade total de 74 megawatts (MW), vão servir para armazenar energia solar e podem ser vistas como uma garantia de que o apagão de Abril não volte a acontecer. A ministra do ambiente, Maria da Graça Carvalho, anunciou, recentemente, um plano para evitar novas falhas elétricas. O reforço do sistema elétrico nacional vai custar 400 milhões de euros.

Estas baterias vão permitir à empresa armazenar o excesso de produção solar durante o dia e disponibilizá-lo à rede elétrica. Tanto Portugal como Espanha estão a investir fortemente em energia solar, mas com abordagens e níveis de desenvolvimento diferentes. Portugal tem um objetivo ambicioso para 2030. Aumentar o número de centrais solares no país.

As baterias estarão ligadas aos parques fotovoltaicos de Alcoutim (Algarve) e Manzanares ( Castilla la Mancha). A gestão destes sistemas será feita a partir do Centro de Controlo da Galp, reconhecido pela REN e pela REE.

Em Portugal, a empresa vai instalar quatro sistemas com capacidade para 60,5 MW / 120,4 MWh de capacidade e que representa um investimento de 27 milhões de euros. A Galp alcançou lucros recorde no segundo trimestre deste ano. Os lucros foram impulsionados pelo Brasil e os ganhos com o gás no mercado internacional. Os lucros foram de 565 milhões de euros. A Galp é um grupo de empresas portuguesas no setor de energia.

Salir de la versión móvil