Existe a possibilidade de os comboios noturnos internacionais voltarem a «apitar» já em 2025. Não há uma data definitiva para esta retoma. Foi votada na Assembleia da República (com os votos da esquerda) uma proposta que pede a volta destas linhas internacionais que foram interrompidas com a pandemia mas esta é uma questão muito mais de economia do que outra coisa. No início da suspensão seria temporária mas cada vez mais parece definitiva. A proposta de reativação das ligações é da autoria do partido Livre que pede uma estratégia ferroviária ibérica. A ferrovia também foi tema debatido na última Cimeira ibérica.
A CP e a Renfe divergem em relação à recuperação destas ligações. O Sud-Expresso fazia a ligação Lisboa a Hendaya, já o Lusitânia conectava as duas capitais ibéricas. Estes serviços chegaram a ser usados pelos portugueses que saiam do país, durante a ditadura, a «salto». A reposição dos comboios entre Lisboa e Madrid também foi defendida pela associação ambientalista Zero
Se no último século várias nações europeias têm aumentado as suas ligações ferroviárias, Portugal tem feito o contrário e não tem ligações noturnas com as restantes capitais europeias. Algo que não se via desde a II Guerra mundial.
O documento sugere que os serviços ferroviários noturnos sejam integrados no Plano Ferroviário Nacional, incentivando o Governo português a negociar com o Executivo espanhol para reativar, no primeiro semestre de 2025, os serviços Lusitânia e Sud-Expresso. Os serviços seriam realizados pelas mesmas companhias, CP e a Renfe, que anteriormente ofereciam estes serviços. Atualmente, apenas existem duas ligações regionais, uma feita por automotiva que liga Entroncamento a Badajoz e o comboio Celta, que opera entre Porto e Vigo, com dois serviços diários. Este comboio deixará de parar na fronteira já no próximo ano.
Pedem-se mais e melhores ligações ferroviárias que aproximem ainda mais ambos os países e ajudem a reduzir a atual pegada carbónica. E lembrando que o Mundial 2030 está já aí «a porta». A Extremadura pede uma maior contundência nesta situação.