El Trapezio

Saramago vai ser debatido na 81.ª edição da Feira do Livro de Madrid

A Feira do Livro de Madrid, que vai acontecer de 27 de maio a 12 de junho, vai contar com a presença de sete autores portugueses e um conjunto de sessões de debate centradas na vida e obra de José Saramago. A conhecida feira vai voltar em pleno após os dois anos da pandemia. 378 stands (um deles será dedicado à União Europeia) e 400 expositores vão apresentar as melhores obras. Ao contrário de anos anteriores não haverá um país convidado. Segundo a organização, esta é a maior livraria ao ar livre do mundo.

As 18 sessões vão contar com a presença de escritores e jornalistas ibero-americanos. O nicaraguense e Prémio Cervantes Sergio Ramírez e a autora colombiana Laura Restrepo estarão à conversa com a presidente da Fundação Saramago, Pilar del Rio. Estas conversas vão focar-se na importância que a América Latina teve na obra do autor. Pela capital espanhola estarão os autores: Afonso Reis Cabral (Prémio Saramago 2019), Anabela Mota Ribeiro, Bernardo Carvalho, Joana Bértholo, Joana Estrela, José Luís Peixoto e José Riço Direitinho.

O projeto Viagem a Portugal Revisited, apresentado durante a BTL, vai estar na Feira do Livro de Madrid onde Peixoto e Manuel Rivas vão reconstruir os roteiros percorridos por Saramago nos seus livros. O autor numa outra ocasião vai estar sentado com o jornalista Fernando Berlín para percorrer o caminho que cruzou com José Saramago no livro Autobiografia, publicado pela Alfaguara em Espanha.

A 81.ª edição da Feira do Livro vai acontecer no Parque do Retiro, em Madrid, de 27 de maio a 12 de junho.

Salir de la versión móvil