As Mulheres Saramaguianas vão marcar presença na FIG Bilbau

Mostra foca-se em algumas das mulheres mais importantes dos livros de Saramago

Comparte el artículo:

Mulheres Saramaguianas

No Festival Internacional de Gravura e Arte Sobre Papel de Bilbau, que vai acontecer até domingo, será possível ver em Espanha a exposição Mulheres Saramaguianas. A 11.ª edição do FIG Bilbau está a decorrer no Palácio Euskalduna. No ano anterior, Portugal foi o país convidado deste festival. Até ao último dia pretendem receber cerca de 10 mil visitantes. Esta mostra, inspirada nas personagens femininas dos livros do prémio Nobel que fazia 100 anos no dia 16 de novembro, é acompanhada por um álbum.

Este tem o mesmo nome e também foi criado para assinalar o centenário. O álbum apresenta seis personagens do escritor. Para além das serigrafias, também existem textos a acompanhar de artistas e escritoras portuguesas. As duplas de artistas e escritores apresentam distintas gerações e sensibilidades artísticas, propiciando um novo olhar sobre o universo ficcional de Saramago.

As personagens de Saramago aqui apresentadas são:  Blimunda (O Memorial do Convento), Joana Carda (A Jangada de Pedra), Gracinda Mau-tempo (Levantado do Chão), Maria Sara (História do Cerco de Lisboa), a Morte (As Intermitências da Morte) e a mulher do médico (Ensaio sobre a cegueira). As serigrafias são da autoria de: José de Guimarães, Graça Morais, Manuel João Vieira, Joana Villaverde, Miguel Januário e Ana Romãozinho, e os textos são assinados por Lídia Jorge, Ana Luísa Amaral, Djaimilia Pereira de Almeida, Ana Margarida de Carvalho, Dulce Maria Cardoso e Adriana Lisboa.

Esta iniciativa chega ao País Basco através da Embaixada portuguesa em Madrid e do Centro Português de Serigrafia (CPS).

Noticias Relacionadas

A hora da Liberdade

Agora que estamos a poucas horas (mais precisamente sete) do dia em que comemoramos os cinquenta anos da Revolução dos Cravos está na altura de