El Trapezio

Bolsonaro é acusado formalmente de tentar um golpe de estado que impedisse a tomada de Lula da Silva

As tentativas de golpe de estado são «normais» em países como São Tomé e Príncipe ou a Guiné-Bissau mas não no Brasil. Onde pessoas ligadas ao anterior governo tentaram desestabilizar a ordem democrática viagente e desta forma impedir a tomada de posse de Lula da Silva.  A acusação de golpe de estado surge na sequência de uma investigação – batizada de «Operação Contragolpe».A investigação já está a ser levada a cabo há dois anos. De acordo com a PF, o golpe não se consumou “por circunstâncias alheias à sua vontade”.

Bolsonaro pretende voltar a candidatar-se a presidência do Brasil, ao melhor estilo de Trump. Até 2030, e segundo o STF, Bolsonaro não poderá ir a eleições. Para além de Trump, Milei é outro dos aliados internacionais de Jair Bolsonaro.O relatório da justiça indicia 37 pessoas de serem os principais mentores da tentativa de levar a cabo um golpe e a execução de Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin e o juiz do Supremo Alexandre de Moraes (este último é visto como um dos principais inimigos do Bolsonarismo).

Caso estas três figuras fossem tiradas da equação, o plano de Bolsonaro defendia que ele ficaria no poder como um garante da ordem já estabelecida. Já que tinha sido presidente nos quatro anos anteriores. Bolsonaro chegou a levantar várias suspeitas sobre o voto eletrônico no Brasil, que é um dos mais seguros do mundo, numa reunião com figuras internacionais.Entre os supostos membros desta organização encontram-se militares e os meios de comunicação social de todo o mundo (sem falar nas redes sociais) tem imagens dos acampamentos de Bolsonaristas em frente dos quartéis que pediam intervenção militar.

Mais ou menos como aquela que deu origem a ditadura militar que o país teve. Um jornalista da CNN Portugal chegou mesmo a ser agradecido enquanto gravava os grupos de direita que estavam em frente dos quartéis militares. Mesmo apesar de tudo, Jair Bolsonaro continua a ter muitos apoiantes no Brasil.Este é um processo considerado como «complexo» e só deverá haver novos pronunciamentos em 2025 (se for como no caso Sócrates, em Portugal, vai-se passar uma década sem novos desenvolvimentos).

Denúncia ou arquivamento, o que a PGR do Brasil deverá fazer? O caso brasileiro deveria ser acompanhado de perto em Portugal onde o amigo do seu filho, André Ventura, colocou cartazes (ao melhor estilo das claques de futebol) nas janelas do parlamento enquanto se votava o OE. Os bombeiros foram chamados para os retirarem, o que fez com que a política saísse da agenda mediática. Com isto vemos que não devemos dar palco a extrema (seja de direita ou esquerda) pois daí não sairá nada de bom.Jair Bolsonaro é acusado, pela Polícia Federal, de uma tentativa de golpe.

Bolsonaro nega esta tentativa e afirmou que «ninguém dá golpe com general de reserva e meia dúzia de oficiais». Também não houve um apoio geral a este golpe tanto da sociedade civil como das elites (que nunca iriam concordar em verem o país a encerrar ao mundo como aconteceu há várias décadas). De 1964 a 2021 muita coisa mudou bal só no Brasil mas também no mundo.A FIESP, de São Paulo, lançou mesmo um manifesto em prol da democracia. Na Bolívia tentou-se fazer algo com um tanque e poucos soldados. Logo tudo é possível.

Para Bolsonaro, apenas se todas as forças estivessem envolvidas é que podemos falar de uma tentativa de golpe de estado. Ao melhor estilo americano, uma turba entrou dentro de vários edifícios no centro de Brasília e partiram vários objetos, incluindo um relógio único e que era da altura do reinado de D. João VI. Desde que houve esta tentativa de golpe de estado muita coisa aconteceu no Brasil que voltou a tomar o seu lugar de destaque na política internacional. Como vimos muito recentemente na Cimeira dos G20 que aconteceu no Rio de Janeiro.

Salir de la versión móvil