CineFiesta está de regresso ao Cinema São Jorge e à Cinemateca Portuguesa

A festa do cinema espanhol está de volta com uma programação onde os novos títulos encontram-se com as grandes obras

Comparte el artículo:

O CineFiesta está de regresso, de 25 a 30 de Novembro, ao Cinema São Jorge e à Cinemateca Portuguesa. A edição de 2021 da festa do cinema espanhol vai contar com a participação especial do Indielisboa, doclisboa e QueerLisboa. Cada um destes festivais escolheu um filme seu para anexar a programação que vai poder ser vista entre o São Jorge, e a Cinemateca Portuguesa.

«O cinema espanhol é uma habitual presença na programação do IndieLisboa. A parceria com o Cinefiesta permite-nos continuar este trabalho, cruzar público», disse Carlos Ramos, diretor do indielisboa. A escolha recaiu em La Última Primavera, de Isabel Lamberti. Este filme estreou na secção New Directors, no Festival Internacional de San Sebastian. The First Woman, de Miguel Eek, foi o escolhido do doclisboa e vai ter a sua estreia nacional no CineFiesta. Em Junho deste ano fez parte da competição oficial na secção de documentário do Festival de Málaga. A proposta do Queer Lisboa para o CineFiesta é o documentário The Mystery of the Pink Flamingo, de Javier Polo Gandía e protagonizado por Rigo Pex. O performer vai protagonizar uma sessão de Dj no dia 27 de Novembro na CineFiesta Flamingo Party, no Cinema São Jorge.

A festa do cinema espanhol também vai estar presente na Cinemateca Portuguesa, através da secção Heritage, que resulta de uma parceria entre esta e a Filmoteca Espanhola. Os filmes apresentados serão quatro obras recentemente restauradas ou digitalizadas e que representam exemplos da riqueza patrimonial alcançada pelo cinema. Dois dos filmes que fazem parte desta programação, Esa Pareja Feliz e Manicomio, fazem parte da comemoração dos centenários de Fernando Fernán Gómez e Luis G. Berlanga.

O CineFiesta é uma iniciativa que está integrada na programação da Mostra Espanha.

Noticias Relacionadas