Comboio Celta volta a sua regularidade anterior a pandemia

Serviço liga Vigo-Porto 4 vezes por dia e até Dezembro terá um preço reduzido

Comparte el artículo:

O comboio celta está de volta, após a paragem durante o confinamento onde só havia uma ligação por dia, e com um bilhete mais barato. Até ao dia 11 de Dezembro, esta conexão assegurada pela Renfe e pela CP terá um custo de 5,25 euros. Este valor sobe para 10,30 euros caso a viagem seja entre Santiago de Compostela e o Porto

A viagem Porto-Vigo volta, a partir do dia 17 de Outubro, a ter 4 ligações por dia, duas por sentido. A duração do trajeto é de 2 horas e 15 minutos. Os horários serão os mesmos que existiam antes da pandemia. O regresso desta viagem internacional foi anunciado pelo Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana do Governo de Espanha. O Celta, como é conhecido este comboio, esteve totalmente parado por duas vezes devido à pandemia: de 15 de Março a 16 de Agosto de 2020 e de 31 de Janeiro a 1 de Maio deste ano.

O serviço prestado pelo comboio celta começou em 1868, período em que a ligação com Vigo era iniciada em Lisboa. Foi em 1913 que este serviço começou a ser feito no Porto e teve uma duração regular até 2005, ano em que a CP pretendeu terminar com este comboio já que as ligações entre a Galiza e o Minho tinham melhorado e a afluência não era a mesma de períodos anteriores. Tal ideia não foi concluída graças aos protestos dos autarcas raianos e dos próprios utentes desta ligação. Em 2011 voltou-se a falar da suspensão deste serviço que ganhou o nome Celta em 2013.

Noticias Relacionadas