O programa do Cultura Portugal arrancou com um evento, na capital espanhola, que recebeu uma visita do quadro «Autorretrato num grupo», de José de Almada Negreiros. Que está no Centro de Arte Rainha Sofia ao lado de obras de Salvador Dalí.
O Reina Sofia, um dos principais museus do território ibérico, foi fundado após o fim da ditadura franquista. O pintor português viveu em Madrid de 1927 até ao início da década de 30 e é um «representante das relações artísticas e culturais com Espanha até ao golpe militar de 1936»,lembrou a ministra portuguesa, Dalila Rodrigues.
Já o seu homólogo espanhol, Ernest Urtasun, aproveitou para destacar as colaborações que Almada Negreiros fez com a imprensa de Madrid. «A guerra e o abandono apagaram a sua marca em Madrid e impuseram o silêncio. Este novo regresso enche-se de significado porque apela uma memória partilhada entre Espanha e Portugal, porque reforça um vínculo de amizade e porque nos fala dessa criatividade que se sobrepõe sempre às guerras, às ditaduras e à censura», acrescentou o ministro que tem a pasta da cultura.
A próxima Cimeira ibérica, que vai acontecer neste mês de Outubro, trará novidades também para a cultura. O quadro de Almada Negreiros poderá ser visitado até ao dia 6 de Janeiro. A ministra da cultura de Portugal, Dalila Rodrigues, esteve em Madrid para marcar o arranque de mais um Cultura Portugal.
Um total de 70 iniciativas, que vão decorrer até ao fim deste ano, trazem o melhor da cultura portuguesa à Espanha. Vão poder ser vistos concertos, performances ou debates. Estamos a falar de atividades que serão levadas a cabo por 200 artistas de várias áreas.
Serão 21 as cidades espanholas que vão conhecer um pouco mais sobre a cultura portuguesa mais a Andorra (com uma grande comunidade lusa) também fará parte da programação deste ano. Que vai ter iniciativas cruzadas com o «Portugal-Espanha: 50 anos de democracia», uma programação conjunta e cruzada e que vai acontecer até 2025 para celebrar a transição democrática em ambos os países (que aconteceu de forma quase simultânea) e o poder que a cultura teve neste processo.
Durante este ano de 2024, Portugal será o país convidado em vários eventos, incluindo o Festival de Cinema de Sevilha (que terá uma retrospectiva sobre o 25 de Abril de 1974). O Cultura Portugal pretende ser um espaço de confluência para as artes e o pensamento (que também pode ser intercambiado).
O Cultura Portugal, que entra na sua 22.ª edição, acontece de forma anual e é organizado pela embaixada de Portugal em Madrid. Esta iniciativa é muito semelhante à Mostra Espanha em Portugal.