Icono del sitio El Trapezio

Portugal, a poucas semanas das vindimas, tem milhões de litros de vinho em stock mas continua a importar de Espanha

Para queimar vinho, Portugal gastou mais 78,5 milhões de euros. Mesmo assim, os stocks superam os 1281 milhões de litros. Quase dez anos a aumentar stocks. Existe muito vinho para escoar a poucas semanas do início de uma nova vindima. Esta vindima pode ser a mais negra de sempre.

A região do Douro, a região vinícola demarcada mais antiga do mundo, vive uma crise sem precedentes. O vinho do Douro bebe-se cada vez menos e os produtores estão a temer o futuro. Os vinhos portugueses vão pagar 15% das famosas tarifas de Trump (que só deverão entrar em vigor a 7 de Agosto). Este setor é um dos que no país mais teme o impacto que estas tarifas podem trazer, de futuro.

Uma nova rotulagem foi imposta pelo governo de Luís Montenegro. Os responsáveis pelo vinho de Pias apontam que já perderam mais de um milhão de euros com esta nova rotulagem. No último ano, Portugal produziu 700 milhões de litros. Deste número, 444 milhões de litros foram produzidos no Douro.

Por outro lado, o país importou 821,2 milhões de litros a Espanha. Estamos a falar de vinho a grane. Há vários anos que importamos mais vinho do que aquele que precisamos. Estamos a falar de 300 milhões de litros importados, o que equivale a um milhão de garrafas por dia. No último ano, as exportações para o país vizinho cresceram 206% em quantidade e 39% em valor. Foram mais de 20 milhões de litros, com um preço médio de 90 cêntimos por litro. Os três países que mais consomem vinho português são: França, Itália e Espanha. O Consumo global de vinho em mínimos históricos. Portugal e Espanha são excepção.

A produção e o consumo de vinho no mundo registaram, em 2024, os valores mais baixos dos últimos 60 anos. Mas Portugal é o “único grande mercado da UE” onde se bebeu mais vinho do que na pré-pandemia. Espanha também segue o ritmo de consumo de Portugal. Portugal é o país que mais consome vinho no mundo. 60% dos portugueses consomem o líquido do deus Baco (o deus do vinho). Já Espanha é o país com a maior superfície de vinhedos (13% do seu território) plantados no mundo. Na Lisboa Wine Summer Moments poderá provar  dezenas de vinhos por apenas 1 euro.

Salir de la versión móvil