Portugal e Espanha enfrentam risco de pobreza energética

A seca extrema que o território enfrenta leva a um encarecimento da vida das populações

Comparte el artículo:

Devido a seca que afeta todo o território ibérico, Bruxelas coloca Portugal numa lista de risco quando falamos de pobreza energética. A Comissão Europeia alerta para o facto de os preços da energia estarem associados a seca, já que parte da energia produzida em Portugal e em Espanha vem das barragens. Ao contrário de outros países europeus, o maior peso na produção da eletricidade recaia nas energias renováveis.

Aqui, a energia hidroelétrica tem um grande peso no cabaz energético. A seca fez com que algumas barragens em território ibérico deixassem de produzir energia e para tentar travar a subida dos preços, os governos aprovaram a exceção ibérica. Este mecanismo foi gabado por António Costa na COP27, que está a acontecer no Egito. «O risco de seca está diretamente relacionado com os preços da energia e dos produtos em geral, pelo que é um dos riscos de desvantagem que temos em países específicos», lembra Bruxelas.

Segundo o Comissário europeu da Economia, Paolo Gentiloni, as situações de pobreza energética podem piorar nos dois países ibéricos devido a seca prolongada com a qual convivem. Nesta lista, o país aparece em quinto lugar. Em relação a outros fatores económicos que também foram apresentados neste boletim de outono, o desemprego tem os seus valores mais elevados na Grécia e em Espanha, com 12,5%. Em relação a inflação, a Comissão avança que a Dinamarca e Portugal foram os países que em 2022 conseguiram melhor conter o grande aumento do custo de vida que está a afetar o mundo inteiro.

Noticias Relacionadas