Vizela, um lugar para recordar as origens

Comparte el artículo:

Portugal é um destino de viagem maravilhoso, especialmente para os brasileiros, mas por motivos diferentes, embora parecidos também para os espanhóis. Considerando que já sou um tanto espanhola e consequentemente ibérica. Ao visitar o país lusitano podemos experimentar um misto de sensações, como a de sentir-se em casa, a casa comum ibérica ou mesmo retornar às origens.

Sempre que vou a Portugal vivo uma experiencia única. É curioso estar a quilômetros de distância do Brasil e, ainda assim, ver que tudo está escrito em português, igualmente por escutar seu idioma com expressões que não costumamos usar. Além do idioma, a arquitetura nos remete aos centros antigos das grandes cidades brasileiras. Nossa história estará para sempre entrelaçada com a dos portugueses, e isso nos leva a um passeio encantador, identificando nas ruas portuguesas um pouquinho de Brasil.

Em uma de minhas primeiras viagens a Portugal tive a oportunidade de conhecer o Jorge Coelho, atencioso coordenador de turismo da Câmara Municipal de Vizela. Ele me deu grandes informações para descobrir esta pequena e interessante cidade localizada no norte de Portugal, seu nome vem do rio que banha suas terras, nasce nas Serras de Fafe e desemboca no Rio Ave.

Principalmente conhecida por sua tradição termal, é chamada de “Rainha das Termas de Portugal”, viveu sua época dourada e principal crescimento a partir do séc. XIX quando se tornou um importante centro termal e hoteleiro, com a inauguração do Balneário das Termas de Vizela, lugar preferido pelas ricas famílias daquela época: portuguesas, brasileiras e britânicas para passar temporadas de descanso.

Porém, séculos antes os romanos já conheciam as propriedades medicinais das águas vizelenses, sendo atribuído a eles seu descobrimento. Desse período restou a ponte romana que formou parte da via militar, responsável por conectar as localidades de Braga e Mérida.

Paralelamente a criação das Termas, foi construído um dos mais belos parques termais de Portugal, o Parque das Termas. Considerado o pulmão de Vizela, alberga várias espécies de árvores, e se tornou o lugar preferido pelos vizelenses e visitantes para praticar deporte ao ar livre.

A culinária de Portugal sempre foi minha maior referência, minha avó com descendência portuguesa sempre gostou de cozinhar os pratos típicos. Certamente a gastronomia nos une, a esse respeito Portugal é toda uma tradição e em Vizela não podia ser diferente, pois oferece uma rica e variada gastronomia.

No que se refere a produção de doces elabora-se com maestria o Bolinhol, variedade de pão de ló típica do Minho, caracterizado pelo formato retangular e cobertura de calda de açúcar, foi reconhecido com numerosos prêmios. O melhor lugar para desfrutar essa iguaria é a Casa do Pão de ló Delícia, um estabelecimento que leva desde 1880 elaborando o doce típico de Vizela, atualmente dirigida por Thiago Vaz.

Destaque também para a bodega Caves Casalinho, uma das mais antigas daquela região, premiada nacional e internacionalmente está situada em lugar bucólico, presenteada com o lindo Solar do Casalinho, um casarão com mais de 100 anos de história. Ali se produz vários tipos de vinhos, frescos e elegantes com destaque para o famoso vinho verde, o único que pode ter essa denominação é o produzido na região. Sem dúvidas é uma deliciosa e refrescante bebida, perfeita para os dias mais quentes, recomendo a todos provarem e também levarem alguns exemplares para a casa, para degustar em ocasiões especiais.

Por sua estratégica posição geográfica é um interessante destino turístico religioso, localizado em uns dos Caminhos de Santiago, também por ser composto por cinco paroquias, sendo o Santuário de Bento das Peras um dos principais pontos de atração. Portugal é rico em paisagens variadas, por isso é sempre uma boa opção paras brasileiros, que nos últimos anos cruzam o oceano atlântico com bastante frequência a fim de redescobrir as terras lusitanas.  

Nesta ocasião descobri a encantadora Vizela, que guarda um charme especial em suas ruas e praças. Logicamente há mais pontos turísticos e experiencias dos que agora apresento, todos valem a pena conhecer e nos esperam com agradáveis surpresas, sendo um destino ideal para desfrutar do outono que está apenas começando.

 

Lorena Luciana Santos

Noticias Relacionadas