Con el patrocinio de:

A Aliança do Conselho Empresarial para a Ibero-América (CEAPI) reunirá empresários ibéricos em Lisboa e no Porto

Participarão nas reuniões a presidente do CEAPI, Núria Vilanova, a embaixadora de Espanha em Portugal, Marta Betanzos Roig, e o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira

Comparte el artículo:

Compartir en facebook
Compartir en twitter
Compartir en linkedin
Compartir en whatsapp
Compartir en telegram
Compartir en email

A Aliança do Conselho Empresarial para a Ibero-América (CEAPI), uma organização cujos objectivos incluem a promoção das relações económicas, comerciais e de investimento entre os países da comunidade ibero-americana, realizará duas reuniões em Portugal, nos próximos dias 8 e 9 de março, com representantes do sector privado e do governo para examinar a forma de incentivar as relações empresariais de ambos os lados do Atlântico.

A CEAPI, associação empresarial composta por mais de 190 presidentes de empresas líderes, procura gerar sinergias e reforçar as relações económicas na Ibero-América, promovendo estes encontros com a intenção de contribuir para o fortalecimento das relações e possíveis alianças entre empresários de Portugal, Espanha e América Latina.

O encontro de Lisboa terá lugar no Palácio Palhavã, e contará com a presença da Embaixadora de Espanha em Portugal, Marta Betanzos Roig, que partilhará a sua visão com os empresários sobre como promover novas formas de reforçar os laços económicos no contexto Ibero-Americano. No Porto, o evento, que contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Rui Moreira, terá lugar na Casa do Roseiral – Jardins do Palácio de Cristal, e proporcionará mais oportunidades para reforçar a amizade e as relações comerciais entre os empresários da região.

«Queremos ajudar a criar maiores sinergias entre empresas, governos e países. É por isso que estamos empenhados em partilhar experiências em reuniões de emprendedores de Portugal e Espanha com líderes empresariais da América Latina. O nosso objectivo é que as empresas colaborem e criem novos projectos e investimentos conjuntos. É uma oportunidade para se criar alianças que apoiem a recuperação económica e a transformação”, comenta Núria Vilanova, Presidente do CEAPI.

Segundo Núria Vilanova, «O Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência de Portugal é um factor chave para impulsionar a economia pós-pandémica do país e aumentar o crescimento das grandes empresas portuguesas. Este desenvolvimento pode ser reflectido na sua internacionalização. Já em 2020, a América Latina representava 2,5% das exportações de bens portugueses e 3,1% das importações». Do mesmo modo, Vilanova salienta que «a Espanha é o principal destino das exportações portuguesas, com 25,43% do total, um número que reforça e encoraja a ideia de uma maior colaboração público-privada e a participação conjunta dos agentes económicos destes países irmãos”.

Sobre o CEAPI

O Aliança do Conselho Empresarial para a Ibero-América, CEAPI, é uma associação formada por 190 empresários, presidentes de importantes empresas ibero-americanas, cuja missão é destacar o papel dos empresários e o seu impacto na sociedade, promovendo o compromisso social e a sustentabilidade.

O CEAPI pretende fomentar relações de confiança entre empresários, com o objectivo de reforçar o tecido empresarial ibero-americano. Como grupo de reflexão, reflectimos sobre os desafios e oportunidades da região, promovendo o diálogo com líderes políticos e institucionais, procurando enriquecer a colaboração público-privada, dando espaço às novas gerações e salientando o papel fundamental da mulher no desenvolvimento das empresas e da sociedade de hoje.

Noticias Relacionadas