Após o sucesso da edição de 2024, o Consulado de Portugal em Sevilha voltou a ser palco do evento The SPOT Market @Pop Up Sevilha 2025. Durante o fim de semana de 26 e 27 de abril, cerca de 40 marcas portuguesas e espanholas impregnaram os jardins e o interior do Pavilhão de Portugal com música, moda, gastronomia e cultura de ambos os países.
A edição deste ano primou pela participação de um número recorde de marcas, tanto portuguesas como espanholas, todas comprometidas com a sustentabilidade e a produção ética. Em perfeita harmonia com o espaço que as acolheu, cada marca foi cuidadosamente selecionada, de modo a adaptar-se ao evento, ao local e ao seu público.
Com o verão à porta e a Feria de Abril prestes a começar, este Pop Up primaveril apresentou propostas para todos os gostos e idades: vestuário mais fresco – para mulher, homem e criança –, óculos de sol, fatos de banho e acessórios prontos a combinar com os tradicionais vestidos de flamenca.
Durante 48 horas, as diversas marcas de joalharia, moda, cerâmica, arte e lifestyle juntaram-se para brindar ao público uma experiência ibérica única e imersiva. Num ambiente descontraído e divertido, o evento deu a conhecer a cultura portuguesa e celebrou-se, concomitantemente, a fraternidade entre os dois países da Península Ibérica – ilustrada também pelo espetáculo de flamenco que animou a tarde de sábado.
The SPOT Market e a sinergia ibérica
O The SPOT Market nasceu em 2016, em Lisboa, com o intuito de funcionar como uma “incubadora de marcas pequenas e independentes que ainda não estão associadas a regimes de franchising”, afirma Carla Valenti. Através de um trabalho de assessoramento de imagem e promoção estratégica, esta iniciativa pretende dar visibilidade a criadores e empresas portuguesas nas áreas da moda e do lifestyle.
De acordo com os dados de 2024 da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), a indústria têxtil e do vestuário é um dos sectores mais importantes da economia portuguesa, representando 8% do total das exportações do país. Espanha destaca-se como o principal mercado de destino. Por sua vez, no que toca às exportações espanholas, Portugal ocupa a terceira posição, segundo os dados de 2023 da Acotex.
Aos olhos de Carla Valenti, esta sinergia ibérica deve continuar a ser incentivada. É neste contexto que o The SPOT Market se afirma como uma ponte entre os dois países, contribuindo para o posicionamento de marcas portuguesas no mercado espanhol e de marcas espanholas no mercado português.