El Trapezio

«A Travessia», a nova série da RTP1, relata a viagem protagonizada pelos pilotos Sacadura Cabral e Gago Coutinho

A RTP1 vai contar a história de Gago Coutinho e Sacadura Cabral na sua nova série, “A Travessia”. Mais uma série histórica está a chegar aos ecrãs da estação pública. Gago Coutinho e Sacadura Cabral (que atualmente tem como descendentes a jornalista Helena Sacadura Cabral e o antigo ministro Paulo Portas) fizeram, em 1922, a primeira travessia aérea do Atlântico sul. Depois de os norte-americanos e os britânicos terem cruzado os céus do Atlântico Norte, Sacadura Cabral fizeram a primeira ligação aérea do Atlântico sul, em 1922 (o centenário desta viagem já foi celebrado).

O vôo de Sacadura Cabral e Gago Coutinho, realizado em 1922, aconteceu para marcar os 100 anos da independência do país sul americano. Este ato foi vívido intensamente nos dois lados do Atlântico e os pilotos levaram como prenda para o presidente brasileiro da altura uma edição especial dos Lusíadas. Com génio e excelência, os dois pilotos levaram consigo chocolates, mecanismos de navegação e uma garrafa de vinho do Porto para atravessarem o Atlântico sul. Las Palmas (Canárias) e São Vicente (Cabo Verde) foram as duas paragens feitas antes da chegada ao destino. A garrafa de vinho está exposta no Museu da Marinha, em Belém.

Bem ao estilo da circum-navegação de Magalhães e Elcano. A travessia, feita de hidroavião, é vista como um marco para a aviação mundial. A viagem, de milhares de quilómetros, foi feita seguindo as estrelas e usando o sextante, tal como os marinheiros o fizeram durante séculos. A viagem, que começou a ser planejada pelos dois homens que também eram marinheiros, começou a ser discutida em 1919 e ligou Lisboa ao Rio de Janeiro por Cabo verde. Esta viagem aconteceu num momento em que Portugal estava falido e com uma clara convulsão política.

A produção, que conta a travessia feita por Gago Coutinho e Sacadura Cabral, tem como a dupla de atores protagonistas, Gonçalo Waddington e Miguel Damião. Esta série foi realizada por Fernando Vendrell, que já tinha assinado a produção que lembra o poeta maior de Setúbal, Bocage. Para o realizador, a série «A Travessia» tem um «particular relevo no universo da lusofonia». Esta série vai estrear na RTP1 no próximo dia 27 de Janeiro, às 21 horas.

Salir de la versión móvil