A Universidade espanhola de Educação à Distância abre um centro em Lisboa

Com a abertura deste centro, Lisboa junta-se a outras cidades europeias como Paris, Londres, Berlim, Bruxelas e Berna, onde já funcionam os centros da UNED

Comparte el artículo:

No próximo dia 25 de Fevereiro pelas 11h30, terá lugar no Centro Galego de Lisboa (Rua Júlio Andrade, 3. 1150-206) a inauguração da nova sede local da UNED, a Universidade espanhola de Educação à Distância que conta já com duzentos mil alunos espalhados por todo o mundo e uma ampla oferta académica, da qual podem beneficiar agora, com maior facilidade, também os estudantes portugueses ou que residem neste país.

Na inauguração estarão presentes o Reitor da UNED, Prof. Dr. Ricardo Mairal Usón, o Secretário-Geral para a Emigração da Junta da Galiza, Antonio Rodríguez Miranda, a Vice-Reitora para a Internacionalização da UNED, Laura Alba Juez, e o Presidente da Juventude da Galiza-Centro Galego de Lisboa, Álvaro Moreira Muiños, bem como representantes da Embaixada de Espanha em Lisboa.

Uma aposta da UNED no ensino em Portugal

A aposta da UNED no ensino em Portugal é bastante considerável porque não só vai abrir o centro de Lisboa, como também a aula UNED no Porto, para cujo funcionamento  já se assinou um acordo em Junho de 2021 entre a UNED e o IPP (Instituto Politécnico do Porto). Portugal torna-se assim o único país europeu, juntamente com a Alemanha, onde para além de um centro haverá uma sala de aula. As salas de aula são extensões do respectivo centro, do qual dependem, e onde os alunos podem ir fazer exames presenciais. Embora os centros no exterior tenham apenas tutores online e não presenciais contam com uma infraestrutura administrativa onde os alunos podem obter informações pessoalmente e realizar os procedimentos relacionados com os estudos que estão a realizar.

Com a abertura deste centro, Lisboa junta-se a outras cidades europeias como Paris, Londres, Berlim, Bruxelas e Berna, onde já funcionam os centros da UNED. Nos países de língua portuguesa, além do centro em Lisboa, já existia um centro em São Paulo. Existem também centros noutros países da América Latina (México, Lima, Caracas e Buenos Aires). No que diz respeito aos localizados em cidades espanholas, é de salientar que existem em todas as províncias da fronteira (Pontevedra, Ourense, Zamora, Salamanca, Cáceres, Badajoz e Huelva).

Com a inauguração do centro em Lisboa, exemplo da destacada vocação internacional desta Universidade, a UNED passa a estar presente em 17 países. Os alunos da UNED já podem fazer o exame em 80 centros, situados em mais de 75 cidades diferentes (22 fora de Espanha, incluindo o centro de Lisboa e a sala de aula do Porto, e 53 em cidades espanholas).

Os centros UNED tratam da parte presencial da sua metodologia, com tutoriais online ou presenciais ministrados por professores-tutores, uma figura exclusiva da UNED, além do apoio administrativo. Os centros UNED também desempenham um importante papel social nas cidades onde estão sediados, onde organizam atividades de vários tipos e promovem o desenvolvimento local e a empregabilidade na área.

Uma Universidade aberta tanto para os espanhóis como para os portugueses

A Universidade Nacional de Educação à Distância (UNED) é uma universidade pública vinculada ao Ministério das Universidades. A inscrição nesta Universidade está aberta aos  espanhóis e aos estrangeiros e pode ser feita online, estando o centro que agora abre em Lisboa à disposição dos estudantes para facilitar estes procedimentos. O custo aproximado de um ano letivo na UNED é de cerca de 780 euros nas faculdades de Humanidades ou Direito, variando em função do número de créditos e das características técnicas e experimentais de outros ensinos.

A UNED é a maior universidade pública de Espanha, tanto em número de alunos quanto em oferta académica, bem como o maior campus da Europa, e dedica-se, há 50 anos, a universalizar o Ensino Superior de qualidade através de um ensino online e semipresencial líder no seu setor.

A sua oferta académica aumenta todos os anos com novos diplomas, adaptando-se às exigências da Sociedade do Conhecimento com a criação, para citar alguns exemplos, dos Graus Combinados ou os recentes Microtítulos, pioneiros em Espanha e que respondem à aposta europeia nos Short Learning Programmes.

Uma Universidade adaptada à revolução tecnológica

Movida por esta vocação de universalizar o Ensino Superior e facilitar o acesso à Universidade a qualquer pessoa, independentemente da sua localização ou situação laboral e familiar, a UNED pretende aproximar a sua oferta, tanto na Europa como na América Latina, dos núcleos populacionais mais distantes das grandes metrópoles. A partir de Lisboa pretende-se abranger uma vasta área de Portugal, facilitando assim a deslocação e o acompanhamento do seu ensino para alunos não só de Lisboa mas do interior de Portugal.

Desde as suas origens, em que os materiais didácticos eram enviados para casa dos alunos por correio normal, até à actual plataforma que suporta as suas centenas de milhares de alunos alojando um corpus inumerável de conteúdos multimédia, passando pela aposta na utilização da rádio e da televisão nas primeiras décadas de sua existência, a UNED experimentou uma verdadeira revolução tecnológica.

Noticias Relacionadas