Criado em 2006, o Festival Internacional da Máscara Ibérica volta este fim-de-semana. O FIMI vai acontecer em Vila Nova de Gaia e vai levar a alguns cortes no trânsito já que os participantes vão desfilar desde a Ponte Luís I até ao Espaço Corpus Christi. Isto tudo perto do rio. O que vai dar um cenário único.
Pela cidade do norte de Portugal vão passar caretos, mascarados e grupos de música tradicional. Foliões que representam mitos e lendas vividos pelos nossos exuberantes antepassados. As máscaras ibéricas tem um grande simbolismo. Muitas estão ligadas a cultos celtas, solstício de inverno, Entrudo ou rituais de fertilidade (seja feminina ou dos campos). Os Caretos ou os Boteiros são apenas dois exemplos destas máscaras.
O Festival Internacional da Máscara Ibérica celebra as tradições ancestrais que unem Portugal e Espanha. Será a oportunidade de o público contactar com estes foliões fora dos seus contextos regionais e nacionais. O FIMI 2025 é uma organização da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e da ADGTCP -Associação de Turismo e Cultura (Progestur), com o apoio do Turismo do Porto e Norte.