El Trapezio

Augusto Santos Silva viajou até a Argélia com o objetivo de fortalecer relações

Augusto Santos Silva, que está de saída dos Negócios Estrangeiros para a Presidência da Assembleia da República, fez a sua última visita oficial e o destino escolhido foi a Argélia. Na capital, Argel, destacou a importância do país do norte de África para as empresas e como produtor de gás. Esta visita do ministro dos Negócios Estrangeiros português também como objetivo reforçar as excelentes relações existentes entre as duas nações.

Para Santos Silva, a Argélia é bastante importante para a região do mediterrâneo e como tal é necessário manter uma boa cooperação bilateral entre as duas nações. «Portugal está em dívida com a Argélia, que desempenhou um papel importante no processo de democratização e apoiou naquela época a oposição democrática contra a ditadura», lembrou. O ministro considera a Argélia um interlocutor importante «quando está em causa a situação na Líbia, no Sahel e a cooperação entre União Europeia e União Africana».

Na Argélia existem 80 companhias portuguesas a trabalhar, 300 a exportar e o chefe da diplomacia reforçou que «o crescimento económico é necessário para o desenvolvimento da cooperação entre os dois países». Ainda este ano deverá haver uma Cimeira. A Argélia é o principal produtor do gás que Portugal e Espanha consomem. A relação entre Espanha e Argel está abalada devido ao apoio que o governo de Pedro Sanchez prestou apoio a iniciativa de autonomia de Marrocos para o Sahara ocidental. Em relação a Portugal, muitos acreditam que a questão do Sahara pode se resolver como a de Timor.

A nação magrebina é um dos destinos que podem contribuir para a redução da dependência energética que o continente europeu tem da Rússia.

Salir de la versión móvil