Icono del sitio El Trapezio

Bolsonaro é detido de forma preventiva pela Polícia Federal um dia antes de Lula da Silva iniciar visita oficial a Moçambique

Jair Bolsonaro sonriente en un evento, con fondo oscuro y luces.

O antigo presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, foi detido pela Polícia Federal de forma preventiva. Bolsonaro foi levado para uma sala reservada para figuras ligadas ao Estado. A equipa de defesa de Jair Bolsonaro vai recorrer desta decisão do MP (Ministério Público) que baseia a detenção do antigo presidente com o «elevado risco de fuga». Aponta-se a possibilidade de Bolsonaro querer tentar pedir refúgio na Embaixada americana, que ficava relativamente próxima da sua casa.

O governo brasileiro acredita que esta detenção não coloca em risco as negociações com os Estados Unidos sobre as tarifas impostas. Esta detenção nada tem a ver com a pena de mais de 27 anos que terá de cumprir. Jair Bolsonaro é apontado como o «cérebro» por detrás da tomada dos Três Poderes depois de ter perdido as eleições para Lula da Silva.

Um ano antes das presidênciais, Bolsonaro é detido preventivamente

No próximo ano, 2026, o Brasil também vai a eleições presidenciais. Se do lado bolsonarista ainda não há um candidato pré-definido, Lula da Silva pretende se recandidatar para um novo mandato.

Fala-se que Bolsonaro terá tentado romper a pulseira eletrónica com a qual estava preso em casa. Flávio Bolsonaro tinha apelado a uma vigília, pelas redes sociais, em frente da casa do pai. A convocação para a vigília mantém-se e Flávio Bolsonaro culpa Alexandre de Moraes caso aconteça algo ao antigo presidente brasileiro enquanto está preso. A notícia da prisão de Jair Bolsonaro têm estado a dar a «volta ao mundo», desde os Estados Unidos a Espanha, sem esquecer Portugal.

A detenção de Bolsonaro tem dividido opiniões, com a mulher, Michele Bolsonaro, a usar as redes sociais para criticar as autoridades judiciais brasileiras. O mesmo já fizeram outras figuras ligadas ao bolsonarismo. Para aqueles que são contra Bolsonaro, esta prisão demorou dois anos. Esta detenção aconteceu, um dia antes, da chegada de Lula da Silva a Maputo para uma visita oficial.

Salir de la versión móvil