El Trapezio

Carro autónomo fez Portugal-Espanha graças a rede 5G

Pela primeira vez um automóvel autónomo ligou Portugal e Espanha. Os testes para a viagem inaugural aconteceram na Ponte Internacional de Valença-Tui e nas instalações do Centro Tecnológico de Automação da Galiza. Este shuttle autónomo transfronteiriço ligou Valença a Tui. As infraestruturas eletrónicas usadas para que o shuttle conseguisse fazer a travessia nos dois lados da fronteira foram da responsabilidade da Nokia Portugal e Espanha.

A viagem aconteceu graças a rede 5G. O projeto 5G-MOBIX com esta viagem pretendeu comprovar a capacidade que esta rede de internet mais rápida tem para influenciar positivamente o fluxo de transportes. Não só foram apresentadas novas soluções para a indústria automóvel, mas também nas telecomunicações ou nos serviços industriais.

Esta iniciativa foi financiada pela União Europeia e teve como objetivo demonstrar os benefícios do 5G nos serviços e funcionalidades do CAM. Neste caso para as condições de mobilidade transfronteiriças. Foram oito testes, que se realizaram entre a Europa e a Ásia, e demonstraram os benefícios da rede 5G para a condução. O desenvolvimento deste tipo de condução pretende favorecer zonas com baixa densidade populacional.

Para que a condução recorrendo a este tipo de tecnologia seja cada vez mais uma realidade é necessário haver uma rede de 5G montada e que cubra a totalidade do território. Com o início da instalação marcada ainda para este ano, estima-se que em 2023 70% da área de Portugal vai estar coberta. Em 2025 vai chegar aos 90%. Durante o evento transfronteiriço foram  apresentados os resultados deste projeto e os presentes participaram nas demonstrações que foram realizadas sobre a condução autónoma.

Os autarcas de Tui e Valença e as operadoras Telefónica (representando Espanha) e NOS (por Portugal) também estiveram presentes nesta apresentação.

Salir de la versión móvil