A Casa do Brasil em Lisboa, a mais antiga organização brasileira em Portugal, terá como nova presidente. Será Ana Paula Costa, cientista política de apenas 31 anos de idade que até ao momento era vice-presidente da Casa do Brasil. A última eleição aconteceu em Dezembro. Esta instituição tem 33 anos de existência. A Casa do Brasil defende a inserção profissional, a igualdade e a justiça social, independentemente dos locais de origem. Também é um espaço que promove encontros culturais. A Casa do Brasil está no Bairro Alto, perto da embaixada.
A sua presidência terá como tema central a defesa do imigrante e que a AIMA tenha um melhor serviço. Esta instituição é responsável pela legalização dos estrangeiros que queiram residir no país. A presidência de Ana Paula Costa vai começar a 23 de Janeiro. Este tema é cada vez mais premente na sociedade portuguesa com a realização de manifestações a favor ou contra o excesso de imigrantes no país. Muitos lamentam que houve um retrocesso nos direitos dos imigrantes. Muitos se sentem divididos entre dois países, já que em Portugal são vistos como brasileiros e no Brasil são olhados como portugueses.
Para a Casa do Brasil, a imigração não é uma questão de polícia. Como vimos com os imigrantes asiáticos que foram encostados pela polícia numa parede no Martim Moniz. Quando olhamos para as contribuições para a Segurança social, as comunidades imigrantes que mais contribuem são a brasileira, indiana e do Bangladesh.