El Trapezio

Constantim, a aldeia que une portugueses e espanhóis na fé e na mitologia raiana

Na aldeia de Constantim, que fica no concelho de Miranda do Douro, Portugal e Espanha se juntam. Isto graças a uma romaria que junta pessoas dos dois lados da Raia. Estamos a falar da Romaria Internacional Nossa Senhora da Luz, que se realizou no último fim-de-semana do mês de Abril. Uma festa cheia de colorido. A missa costuma ser feita com dois padres, um de cada lado da fronteira. O próprio santuário tem a particularidade de estar uma parte em Portugal e outra em Espanha. Esta ermida foi construída a 895 metros de altitude. Olhando para os dois países com toda a benevolência.

Constantim no mapa parece ser um beco sem saída, a nível geográfico, mas recebe portugueses e espanhóis de «braços abertos». O mesmo acontece em Barrancos. Nas aldeias raianas, existem muitas histórias e mitologias (algumas escritas a sangue) que passam de geração em geração e ajudam a fortalecer uma identidade cultural compartilhada. Uma identidade que não conhece fronteiras e que na região transmontana tem como figura de destaque os caretos (que fazem parte do brasão desta aldeia).

Uma memória da nossa tradição pagã. A Raia é a fronteira mais antiga de toda a Europa. Um local único que nos oferece várias coisas, incluindo línguas, como é o caso do mirandês, barranquenho ou o galego-asturiano (que traz uma variante do português até algumas zonas de Espanha). A toponímia em Constantim é bilingue. Já que se lê e se ouve falar português e mirandês. Esta aldeia é uma das sete irmãs de Trás-os-Montes. Cooperação e amizade, são dois sentimentos vividos na Raia.

A aldeia de Constantim fica na região do Douro Internacional. Local maravilhoso para caminhar e como tal pode usar uma rota conhecida como a Rota da Terra Fria Transmontana. Esta rota rota atravessa o nordeste, que é mais montanhoso e chuvoso. A aldeia é cortada a meio por um afluente do rio Fresno e ainda mantém muita da sua arquitetura tradicional, como é o caso dos fontanários. A primeira povoação de Constantim provém do período pré-romano. A aldeia de Constantim fica apenas 16 quilómetros a norte de Miranda do Douro.

Salir de la versión móvil