Curta-metragem sobre incêndio de Pedrógão Grande estreia em Portugal

Filme retrata a história dos sobreviventes da tragédia que demonstra o perigo das alterações climáticas

Comparte el artículo:

O Sopro do Diabo, filme produzido por Leonardo DiCaprio, leva às salas de cinema o drama vivido no país devido ao incêndio de Pedrógão Grande. Esta curta-metragem documental de 40 minutos conta a história dos sobreviventes deste incêndio que ceifou 66 pessoas e mudou a face de um país. Esta curta vai acompanhar as histórias de Nádia Piazza e do bombeiro Sérgio Lourenço.

Piazza foi um dos nomes mais conhecidos desta tragédia (perdeu o filho pequeno numa rota que ficou conhecida como Estrada da Morte) já que foi presidente da Associação das Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande. A história dos sobreviventes e daquilo que aconteceu em Pedrógão Grande é cruzada com o trabalho e perspetiva do ecologista inglês Thomas Crowther, com trabalho na restauração de ecossistemas, que também esteve em Pedrógão Grande e que propõe soluções para a problemática.

Um dos grandes problemas apontados a Portugal é a plantação desenfreada de pinheiros e a fraca densidade populacional que faz com que os campos fiquem abandonados durante uma boa parte do ano. O incêndio, que aconteceu em 2017, foi uma das maiores tragédias na história de Portugal. Imagens, como a de um grupo de bombeiros a colapsarem no chão sem forças depois de terem lutado contra as chamas correram o mundo.

Uma parte dos bilhetes cobrados (num total de cinco euros) vai reverter para um projeto de reflorestação a selecionar pela Casa do Impacto. Este filme será mostrado entre sexta-feira e domingo em Lisboa, Loulé, Viseu, Funchal, Aveiro, Braga, Matosinhos e Coimbra. Serão um total de 24 sessões. Na sessão que vai acontecer no cinema das Amoreiras, em Lisboa, haverá um debate sobre as alterações climáticas.

O Sopro do Diabo já havia sido apresentado na COP26, que aconteceu em Glasgow no último ano.

Noticias Relacionadas