Icono del sitio El Trapezio

Dança folclórica portuguesa e os pasteis de nata de Macau fazem parte do Património Intangível desta região

Grupo de personas en trajes tradicionales portugueses en Macau

O Governo de Macau inscreveu a dança folclórica portuguesa e o pastel de nata de Macau, tal como outras 11 manifestações, como parte do seu Património Intangível. Macau não são só casinos. Os pasteis de nata de Macau, inspirados no original português, têm menos açúcar e há uns anos chegaram a ganhar um concurso que tinha como provador oficial o antigo futebolista inglês David Beckham.

O reconhecimento da dança e dos pastéis pode ajudar a preservar a cultura lusa na região. Os macaenses são uma comunidade euro-asiática, composta sobretudo por lusodescendentes. Em Macau fala-se chinês, português e patuá (uma mistura dos dois idiomas).

Universidades de Macau e Coimbra reforçam cooperação académica e jurídica depois de um seminário conjunto que juntou 100 especialistas. O legado jurídico português em Macau estará ativo desde 2049. A região foi entregue a China em 1999. Recentemente, Luís Montenegro esteve em Macau e o responsável pelo Governo desta região autónoma teve que adiar a visita que tinha programada para Portugal e para Espanha. Lisboa teve um evento, no mês passado, onde foi possível «Sentir Macau».

Salir de la versión móvil