O Museu de Lisboa – Teatro Romano está a acolher a exposição temporária, «Ellas Hablan / Elas Falam». Esta é uma exposição de material arqueológico que mostra o papel da mulher na Roma antiga. Durante este período, e ao contrário do que muitos pensamos, as mulheres só tinham voz caso pertencessem a uma casta mais alta da sociedade ou fossem os chefes da família (o que costumava acontecer caso ficassem viúvas). As vozes destas mulheres, que ficaram esquecidas na poeira dos séculos, poderão voltar a ser «ouvidas». As suas histórias são contadas através de cada um dos objetos expostos. Em português, espanhol ou até mesmo «portunhol». A língua aqui não é um problema. Esta iniciativa é vista como um exemplo de cooperação que passou a Raia com o objetivo de servir as populações e contar um pouco da história que não está explícita nos livros.
Tanto através de estátuas, desenhos, formas de enterro, moedas ou de peças de bijuteria (como é o caso de pulseiras) vemos o papel que as mulheres tinham na família, na sociedade, negócios e até nas idas ao teatro. Estas peças representam mulheres ou foram feitas para estas usarem mas não foram feitas por elas, pois as mulheres eram discriminadas caso não tivessem um estatuto alto.
Todas estas peças foram descobertas no complexo arqueológico extremenho. A Junta da Extremadura pretende reforçar o número de atividades realizadas com Portugal. Já que partilhamos uma mesma cultura e património. Como foi lembrado na abertura desta exposição, a cultura grega e latina serviram de inspiração para o que hoje conhecemos por Portugal e Espanha. Presente na inauguração, também esteve o Conselheiro de Cultura da Embaixada de Espanha. Durante a inauguração houve um momento de sevilhanas.
Esta exposição reflete sobre a vivência daquelas mulheres que residiam na Emérita Augusta (que tinha ligação com Olissipo, Lisboa), atual Mérida. A chegada desta exposição a Lisboa, que está incluída na programação da Mostra Espanha, acontece devido a uma colaboração do Consórcio da Cidade Monumental de Mérida e dó Festival de Teatro de Mérida (o evento cultural de excelência do verão espanhol) com o Teatro Romano de Lisboa. A exposição arqueológica «Ellas Hablan / Elas Falam» poderá ser vista na capital portuguesa até ao dia 15 de Dezembro.