Embaixador português em Espanha ganha prémio pela promoção das empresas e da marca Portugal

Mira Gomes é o primeiro embaixador português em Espanha a receber o prémio Francisco de Melo e Torres

Comparte el artículo:

O embaixador português em Madrid, João Mira Gomes, é o vencedor do prémio Francisco de Melo e Torres. A candidatura a este prêmio é feita pelos próprios embaixadores que apresentam ao júri (um dos membros do mesmo é Paulo Portas) o trabalho que têm vindo desenvolvendo. O embaixador de Portugal recebe este prémio das mãos da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, que distingue anualmente os diplomatas portugueses que mais se distinguem na promoção das empresas lusas «fora de portas». As características principais para a atribuição deste prémio é a importância das exportações, a projeção da imagem do país e o investimento direto estrangeiro em Portugal.

Este prémio distingue o trabalho feito pelo embaixador na internacionalização das empresas portuguesas e da imagem que o país apresenta lá fora. Este prémio individual distingue o trabalho que o embaixador em Madrjd tem feito na promoção não só de Portugal como das PMEs no centro da capital espanhola. João Mira Gomes tem demonstrado que a diplomacia também pode desempenhar um forte papel na economia.

Sobre ter vencido este prémio, Mira Gomes afirmou aos jornalistas que «o sentimento obviamente que é de satisfação, por várias razões. A primeira porque é um reconhecimento de um trabalho desenvolvido ao longo de um ano, a segunda pelo facto de, pela primeira vez, este prémio da Câmara de Comércio ser atribuído ao embaixador de Portugal em Madrid. É especial».

As exportações portuguesas para Espanha valem mais que a junção das exportações para França e a Alemanha, as duas maiores economias europeias.

 

Noticias Relacionadas