El Trapezio

Flotilha humanitária vai partir em direção a Gaza a partir de Barcelona e o governo espanhol deverá prestar apoio a esta iniciativa

ai sair do porto de Barcelona uma flotilha com ajuda humanitária em direção a Gaza. A bordo vai estar a ativista sueca Greta Thunberg. A segurança foi reforçada. A missão é descrita como a «maior de solidariedade da história».

Na primeira semana de Setembro, o governo de Portugal vai ouvir os diferentes partidos para reconhecer o estado da Palestina. A saída desta flotilha acontece num momento em que um ataque russo na Ucrânia destruiu a sede da representação europeia e António Costa vai fazer uma tour pelas capitais para falar sobre a Ucrânia e não só.

O MNE recorda que a política externa cabe ao governo depois do PR ter dito que «Trump está a funcionar como um ativo russo». O governo espanhol garante «toda a proteção diplomática» à tripulação da flotilha que vai rumar a Gaza.

Flotilha vai partir de dois portos em direção a Gaza

Esta flotilha é uma iniciativa autónoma e sem a intervenção direta dos estados dos envolvidos. Estamos a falar de uma iniciativa que vai contar com vários barcos que vão sair não só de Espanha mas também da Tunísia. A jornada deverá durar duas semanas e a chegada a Gaza está prevista para meados de Setembro. Não é a primeira vez que um barco com ajuda humanitária tenta chegar pelo mediterrâneo. O anterior foi barrado pelo exército israelita. Caso esta nova flotilha também seja travada, o executivo de Lisboa deverá apelar ao respeito pelo direito internacional.

O executivo dos Estados Unidos negou visto ao líder da Autoridade Palestiniana e impedem que participe na assembleia da ONU. Esta vai acontecer no início do mês de Setembro. Pedro Sanchez já lamentou esta negativa e o governo israelita saudou o boicote feito por Trump a autoridade Palestiniana. A UE pede que os Estados Unidos reconsideren a rejeição dos vistos. A confirmação da proteção espanhola veio depois do executivo de Lisboa ter afirmado não ter «responsabilidade jurídica» de proteger os três cidadãos lusos que vão marcar presença.

Uma delas é a deputada e líder do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua (os outros dois serão a atriz e antigo modelo Sofia Aparício e o artista Miguel Duarte. Nesta flotilha também vão participar 13 brasileiros. A deputada considera esta «uma missão sem precedente». Durante um recente debate parlamentar, onde se falou sobre os incêndios, Mortágua e André Ventura trocaram acusações sobre Gaza. O ministério dos negócios estrangeiros, Paulo Rangel, diz que estes cidadãos apenas poderão ter a habitual proteção diplomática

Salir de la versión móvil