El Trapezio

Fundação «la Caixa» entrega três bolsas de estudo para alunos de pós-graduação com percursos de excelência

Os estudantes portugueses Pedro Costa, Lourenço Matos e Tiago Paúl, com um percurso de excelência, ganharam bolsas de 100 mil euros, cada, atribuídas pela Fundação «la Caixa». Estas bolsas serão usadas para fazer pós-graduação no estrangeiro. Este dinheiro será usado para cobrir propinas, estadia ou viagens.

Os alunos foram admitidos em Oxford, Cambridge e London School of Economics. Estas são algumas das melhores instituições universitários do mundo. As bolsas atribuídas pela Fundação «la Caixa» distinguem alunos em áreas de formação como a matemática, ciência computacional ou economia.

Em 2024, o programa envolveu um investimento global de 10 milhões de euros. Este programa é um dos mais competitivos em todo o continente europeu para quem queria entrar.

Este anúncio das bolsas da Fundação «la Caixa» foi feito quando já sabemos quem entrou no ensino superior em Portugal. 43 mil alunos souberam que entraram na primeira fase. Sobraram 11.513 vagas para a 2.ª fase, mais do dobro do ano passado. A Universidade Nova é a que tem médias de entrada mais altas em Portugal. A diminuição no acesso ao ensino superior em Portugal exige revisão urgente das políticas educativas e medidas de apoio aos estudantes. O alojamento é a principal preocupação dos estudantes que pagam mais de 700 euros por uma varanda fechada com cama. Algo que defende um dos candidatos presidenciais, Marques Mendes.

Salir de la versión móvil