O Governo português, através do ministro Miguel Pinto Luz, avançou com o pedido de certificação para que a CP possa operar em Espanha. O que levaria a internacionalização da empresa portuguesa. Este anúncio foi feito pelo ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, no parlamento. Vão ser realizados estudos para garantir que a CP possa começar a operar em Espanha, especialmente na Corunha.
Esta vontade foi avançada depois de a Renfe ter dito que está a preparar tudo para poder operar em Portugal. A Alta Velocidade é um dos serviços que ambas as empresas querem operar, de futuro, no país. O Governo já avançou com fundos para que a empresa portuguesa possa adquirir o material necessário para operar na Alta Velocidade.
O objetivo é criar um mercado aberto onde empresas portuguesas possam operar na ferrovia espanhola e vice-versa. Tal como já encontramos na eletricidade. Portugal terá um passe ferroviário verde com o qual se poderá viajar pelo país por apenas 20 euros por mês.