Hamilton Mourão visita Portugal poucos dias depois de Lula da Silva

O vice-presidente brasileiro acredita que deveria ser Bolsonaro a entregar a faixa presidencial

Comparte el artículo:

Depois do presidente eleito, Lula da Silva, ter feito uma visita a Portugal para relançar as relações entre os dois países, o vice-presidente Hamilton Mourão também aterrou em Lisboa. Para alguns dos comentadores, esta visita a Portugal é constrangedora tanto devido ao timing como ao contexto que a mesma acontece. Desdizer o que Lula disse ou ativar uma parceria que esteve morta nos últimos 4 anos foram algumas das explicações levantadas para esta deslocação.

Duas dezenas de brasileiros deram as boas-vindas ao número dois do governo de Brasília. A visita, a primeira do mandato protagonizado por Jair Bolsonaro, contou com encontros com as mais altas figuras do Estado português. Para além de Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa ou Augusto Santos Silva, da agenda de Mourão também houve espaço para reuniões com o secretário executivo da CPLP e empresários.

O presidente da Assembleia no encontro que teve com o General Hamilton Mourão afirmou que o parlamento está empenhado na relação com congresso brasileiro «no quadro aberto» pela futura presidência (o partido de Bolsonaro pretende impugnar parte das urnas eletrónicas usadas nas últimas eleições). Com António Costa, que nas últimas eleições apoiou publicamente Lula, discutiu-se sobre as potencialidades do relacionamento bilateral «e as possibilidades de investimento mútuo, nomeadamente no setor das energias renováveis».

Na sede da CPLP, teve uma reunião com o secretário executivo da organização, Zacarias da Costa, e participou numa sessão solene com os representantes dos Estados-membros. No fim da sua visita a sede da CPLP, Hamilton Mourão afirmou que achava que «Jair Bolsonaro deveria entregar a faixa de presidencial a Lula da Silva».

Noticias Relacionadas