«Habemus Papam» foi o que se ouviu depois de sair fumo branco, o que indicava que os 133 cardeais reunidos no Conclave tinha escolhido um novo Papa. O homem que é o sucessor de Francisco, o Papa que veio do «fim do mundo» (Argentina), também vem de fora da Europa.
Ao contrário de Francisco, este está ligado a Ordem de Santo Agostinho, que trabalham de perto com aqueles que mais precisam. Na história, Leão XIV é apenas o segundo Papa ligado a esta ordem. Também é o segundo Papa vindo do continente americano, desta vez da América do Norte. O Papa Leão XIV é natural da cidade de Chicago e tem origem francesa, italiana e espanhola. A mãe era Mildred Martínez, de origem espanhola. Um Papa de Chicago para o mundo. No total, existem 1,4 mil milhões de católicos no mundo.
Oriundo dos Estados Unidos da América, Robert Francis Prevost Martínez foi eleito Papa com o nome Leão XIV (o último foi um italiano que morreu em 1903). Robert foi ordenado padre em 1981 e nos Estados Unidos é carinhosamente conhecido como «padre Bob». Foi nomeado arcebispo em 2023. Chega ao trono de São Pedro um Papa americano depois de Trump ter colocado uma imagem sua vestido de Papa nas redes sociais. Trump já afirmou ser uma «grande honra» para os Estados Unidos ter um Papa nascido naquele país. Luís Montenegro vê esta escolha com um «significado político». Num dia importante para os europeus, Von der Leyen e António Costa felicitaram Leão XIV e esperam pontificado de «sabedoria e força».
O Papa Leão XIV, de apenas 69 anos, agora é o Bispo de Roma e líder da igreja católica no mundo. O seu último cargo, já no Vaticano, foi o do Dicastério para os Bispos (existem muitos e um deles tem como Perfeito o português Tolentino Mendonça). Antes tinha sido Bispo Emérito de Chiclayo, no Peru. Foi nomeado para este cargo pelo Papa Francisco. No seu primeiro discurso, onde demonstrou estar muito emocionado, deixou palavras de carinho também para a sua diocese peruana. Esta cidade fica a norte do Perú.
Esteve dez anos, em vários cargos, na cidade peruana de Trujillo (a terceira mais populosa do país) e fez parte da Caritas Perú. Durante a última hospitalização de seu predecessor, Prevost presidiu o rosário pela saúde de Francisco tal como Tolentino).
Antes do anúncio oficial ouviam-se vários nomes de possíveis Papas mas foi na varanda que se ouviu o nome de Robert, agora Leão XIV. Na praça de São Pedro viram-se várias bandeiras, incluindo a dos Estados Unidos, Perú ou Espanha, e cânticos (muitos em espanhol) de Leon e «Temos Papa». No seu discurso, pediu ajuda para «construir pontes».