10/01/2026

Livro apresenta coletânea de textos onde Pessoa defende o peso da cultura árabe na alma portuguesa

"O sábio árabe" é um livro da autoria do investigador Fabrizio Boscaglia que apresenta uma nova faceta sobre o poeta português

Comparte el artículo:

Bluesky Streamline Icon: https://streamlinehq.comBluesky
Portada del libro O Sábio Árabe de Fernando Pessoa

O investigador e docente da Universidade Lusófona, Fabrizio Boscaglia, lançou com a editora Shantarin o livro «O sábio árabe». Nesta colectânea de textos de Fernando Pessoa, o poeta coloca a civilização árabe como parte da origem da cultura portuguesa.

Não podemos esquecer que antes do Portugal e da Espanha que hoje temos, havia o al-Andalus. Os árabes deixaram-nos muita coisa, desde a gastronomia, palavras ou alguns dos instrumentos que tornaram possível o feito dos Descobrimentos. Mesmo nos primeiros séculos da existência do reino, as diferentes comunidades conviviam em paz e quem anda em cidades como Lisboa pode encontrar bairros árabes (como é o caso da Mouraria) ou judiarias.

Fernando Pessoa chegou a escrever que «a alma árabe é o fundo da alma portuguesa». Este livro, que afasta qualquer tipo de visão ultracionalista, aborda a herança árabe que podemos encontrar nos textos de Fernando Pessoa. Uma lembrança necessária num período em que alguns partidos levantam a bandeira anti-imigração (e não só), esquecendo que os portugueses são uma mescla de origens. No seu trabalho mais conhecido, «A Mensagem», Fernando Pessoa advogava por «um quinto império de espiritualidade, fortemente universalista».