Úrsula von der Leyen e António Costa vão a Luanda, nos dias 24 e 25 de Novembro, para participar na Cimeira União Europeia (UE)-União Africana (UA). A cimeira será co-presidida pelo presidente de Angola, João Lourenço, na qualidade de presidente da União Africana, e pelo presidente do Conselho Europeu, António Costa. Macron também deverá passar por Angola.
A União Europeia vai investir, através da iniciativa Global Gateway, 150 mil milhões de euros em África em vários projetos, como é o caso do Corredor do Lobito. Paralelamente também haverá o Fórum Empresarial UA-UE, com o objetivo de explorar parcerias em diversas áreas, incluindo infraestruturas e energia sustentável.
Esta Cimeira vai acontecer no mesmo mês em que Angola celebrou os seus cinquenta anos de independência. António Costa foi um dos líderes internacionais que deu os parabéns a Angola por esta data.
O evento marca o 25.º aniversário da parceria entre a UA e a UE. Esta será a 7.ª Cimeira UA-UE. O objetivo da cimeira é reafirmar a parceria e a corporação que os dois blocos têm há vários anos. Vai se falar, entre outros temas, sobre a paz (os ataques terroristas estão a aumentar em locais como o Mali ou Cabo Delgado, em Moçambique), comércio ou a governação multilateral.

