El Trapezio

Luís Montenegro alcança a liderança do PSD e torna-se na nova cara da oposição

Luís Montenegro é o novo presidente do PSD. Nas diretas, onde concorreu contra Jorge Moreira da Silva, o antigo líder parlamentar conseguiu a liderança com uma votação de 72%. Jorge Moreira da Silva, antigo vice-presidente do PSD, obteve 27% dos votos. Esta é a maior vitória de sempre nas diretas que tiveram uma abstenção de 39,56%. O 19.º presidente do PSD foi uma das principais vozes do partido no período da Troika.

Nascido no Porto e advogado de profissão, Luís Montenegro entrou, pela primeira vez, na casa da democracia portuguesa com apenas 29 anos. A entrada na vida política deu-se com Durão Barroso, mas foi Pedro Passos Coelho que o tornou mais conhecido dos portugueses. Esta não é a primeira vez que Luís Montenegro concorre às eleições para a liderança do PSD e foi o principal contestatário ao mandato de Rui Rio. Na anterior campanha, Luís Montenegro desmentiu que alguma vez tivesse pertencido a uma loja maçónica.

No discurso da vitória, Montenegro referiu que quem ganhou não foi a sua candidatura ou o partido, mas «quem ganhou foi Portugal». O novo rosto da oposição garantiu que vai «reconquistar a confiança dos portugueses». Isto através da realização de uma oposição construtiva, firme e bastante exigente para o bem-estar do estado. Um dos objetivos do novo líder do partido é tirar Portugal da cauda da Europa.

Montenegro anunciou que será «candidato a primeiro-ministro em 2026». Com a chegada de Luís Montenegro a liderança do partido, Rui Rio sai de cena. Após as eleições, Rio declarou que este era o fim da sua vida política, mas sairá com «consciência tranquila».

Salir de la versión móvil