Lula da Silva em Portugal para relançar as relações entre os dois países

O presidente eleito do Brasil pretende voltar com as reuniões bilaterais o mais rapidamente possível

Comparte el artículo:

O presidente eleito do Brasil, que recentemente esteve presente na COP27, iniciou uma visita de dois dias a Portugal. A visita a Portugal acontece antes de tomar a faixa presidencial. A cerimónia de tomada de posse vai acontecer a 1 de janeiro de 2023. Durante as eleições, Lula foi o vencedor das mesas de voto instaladas em Lisboa, no Porto e na ilha da Madeira. No país vai se encontrar com Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa (que o apoiou publicamente durante as eleições) para relançar as relações entre as duas nações que são irmãs. Uma relação que esteve algo abalada durante o mandato de Bolsonaro (que nunca visitou Portugal oficialmente).

A escala em Portugal pretende retomar a relação privilegiada com a União Europeia. Para Lula da Silva, «Portugal é um país irmão e importante parceiro do Brasil na Europa. Vamos retomar diálogos para o melhor de nossos povos». No Palácio de Belém, para além de Lula, o presidente português também recebeu o seu homólogo moçambicano Filipe Nyusi. Em Lisboa, Lula da Silva almoçou com um grupo de empresários brasileiros e encontrou-se com vários líderes da comunidade. Esta é a maior comunidade de estrangeiros a viver no país.

Em Portugal, Lula foi recebido com manifestações tanto de populares que estão a seu favor como contra do dirigente do Partido dos Trabalhadores. Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, o facto de Lula da Silva escolher Portugal como primeiro país para uma visita bilateral representa «um sinal muito forte. O objetivo de ambos os governos é recomeçar as habituais reuniões bilaterais já em 2023.

Noticias Relacionadas