Maior inquérito feito às empresas Ibero-americanas será apresentado em Lisboa

97% das empresas existentes no espaço Ibero-americano são de pequena e média dimensão

Comparte el artículo:

Nos dias 14 e 15 de novembro, vai ser apresentado, em Lisboa, o resultado de um amplo inquérito feito junto das organizações empresariais que fazem parte da CEAPI (link para a entrevista: Núria Vilanova: «Na CEAPI acreditamos que a aliança entre Espanha e Portugal pode tornar-se uma fonte muito poderosa» – El Trapezio). A este inquérito responderam representantes de instituições, organizações empresariais e algumas das maiores empresas da região Ibero-americana. Foram um total de 2.300 mipymes. 97% das empresas existentes no espaço Ibero-americano são de pequena e média dimensão e representam 67% do emprego formal.

Quando os resultados foram conhecidos, irá se saber a visão destas empresas sobre questões tão diversas como a sustentabilidade, a digitalização e a internacionalização destas marcas. Este inquérito oferece uma radiografia atual da situação em que estas empresas se encontram. Estas temáticas serão analisadas no segundo dia deste encontro que vai acontecer na capital portuguesa.

Este é o inquérito mais amplo realizado pelas organizações empresariais Ibero-americanas. No V Fórum Ibero-americano de MIPYME (que faz parte do programa oficial da XXVIII Cimeira Ibero-americana, que vai ser feita na República Dominicana) vão participar 300 pessoas de 22 países. Junto ao III Fórum da Inovação Aberta, estes dois eventos fazem parte do XIV Encontro Empresarial Ibero-americano, que vai acontecer no próximo ano e vai juntar os chefes de estado e de governo dos vários países desta região.

No dia 15, que será aberto aos jornalistas, vão participar inúmeras de relevo da vida social, política e económica. Estas são o: secretário-geral Ibero-americano Andrés Allamand; o ministro da economia portuguesa António Costa e Silva ou a vice-ministra do Comércio Exterior da República Dominicana, Vilma Arbaje.

Noticias Relacionadas