Os filmes de Laura Carreira («On Falling») e Sara Naves («O Estado de Alma»), para além da atriz Maria de Medeiros, estão nomeados para a próxima edição dos Goya. As nomeações decorrerem nas categorias de Filme Europeu, Curta-Metragem de Animação e Atriz Secundária. Isto pelo trabalho feito no filme «A Quinta», da realizadora Avelina Prat, coprodução luso-espanhola rodada em Ponte de Lima. Para além da atriz, este filme também tem nomeados para os Goya na categoria de Melhor Argumento Original, para Avelina Prat, e para Melhor Ator Principal, para Manolo Solo.
O filme «On Falling», distinguido um pouco por toda a Europa, é baseado numa história ficcionada de uma portuguesa emigrada no Reino Unido. Já a animação «O Estado de Alma» fala sobre uma menina que acorda todos os dias com uma condição diferente.
Também existem outras coproduções portuguesas candidatas aos Goya, como é o caso do filme «Decorado» (indicado para Melhor Longa-Metragem de Animação), «Manas» (candidato a Melhor Filme Ibero-Americano) e «Tardes de Solidão» (indicado para Melhor Documentário e Melhor Realização).
Os vencedores da 40.ª edição dos Goya vão ser conhecidos no dia 28 de Fevereiro, em Barcelona.

